DIA INTERNACIONAL – Movimento cultural hip-hop é celebrado em lei e ações promovidas pela ALE-RR

Você está visualizando atualmente DIA INTERNACIONAL – Movimento cultural hip-hop é celebrado em lei e ações promovidas pela ALE-RR

Neste domingo, 12 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Hip-Hop, movimento cultural criado por afro-americanos que reúne música, dança e ações sociais como forma de resistência às injustiças da sociedade. Com o intuito de valorização dessa cultura, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Lei nº 1.792/2023, declarou o hip-hop patrimônio cultural imaterial de Roraima.

O projeto que originou a lei é de autoria do deputado Jorge Everton (União). O objetivo é promover as mais diversas vertentes do hip-hop, a exemplo do rap (estilo musical que mescla uma batida intensa com várias rimas poéticas), beatmakers (produtor musical), grafite (arte visual realizada em espaços públicos), MC e DJ (cantores ou profissionais que misturam ritmos musicais).

Além disso, a Casa Legislativa incentiva o movimento por meio das aulas ofertadas pelo Centro de Convivência da Juventude (CCJuv). Ligada à Superintendência de Programas Especiais da ALE-RR, a instituição disponibiliza gratuitamente turmas de breakdance, o estilo de dança urbana geralmente acompanhado do rap, funk ou breakbeat.

“A dança é uma expressão artística que anima, que faz a gente transmitir energia para todos que estão à nossa volta. O breakdance surgiu para isso, para mostrar o nosso sentimento na dança. Aqui a gente ensina aos alunos muito essa parte da arte, da cultura e de como ela surgiu, aliando aos conhecimentos dos movimentos característicos dessa dança de rua”, frisou Lenon Lima, professor de breakdance do CCJuv.

Valentina Guzatto, de 14 anos, é aluna da modalidade. Ela destaca que sempre gostou de dançar, mas que encontrou no breakdance a paixão pelos movimentos rápidos desse estilo artístico.

“Danço desde pequenininha e sempre gostei muito das danças de chão. Quando eu descobri que o breakdance existia, me apaixonei de cara. Estou há pouco tempo, mas já é um vício que me faz dançar ainda mais”, declarou a garota.

Os interessados nas aulas de breakdance podem procurar a sede do CCJuv, localizada na Avenida General Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. A modalidade é ofertada às terças e quintas, em turmas das 15h, 16h e 17h.

Centro de Convivência da Juventude

De acordo com a diretora do CCJuv, Dyarissa Freitas, são ofertadas 20 modalidades esportivas e culturais direcionadas a crianças, adolescentes e adultos, atendendo mais de quatro mil alunas e alunos de 13 municípios do Estado.

“Nossas atividades gratuitas levam mais qualidade de vida à população roraimense, bem como tem sido uma importante ferramenta de incentivo e de inclusão social, tanto na oferta de atividades esportivas coletivas quanto nas individuais”, enfatizou a diretora.

As modalidades incluem caratê, judô, jiu-jítsu, capoeira, violão, teclado, coral, teatro, futebol, futsal, vôlei, breakdance, K-pop, ginástica rítmica, percussão artesanal, balé, zumba, funcional, danças tradicionais e badminton.

Texto: Anderson Caldas
Foto: Eduardo Andrade

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.