Quatro áreas de garimpo são neutralizadas na região de Hokoma, TI Yanomami

Você está visualizando atualmente Quatro áreas de garimpo são neutralizadas na região de Hokoma, TI Yanomami

Outras quatro áreas de garimpo ilegal foram neutralizadas pelas Forças Armadas na região de Hakoma, Terra Indígena Yanomami (TIY). A ação, planejada e realizada dentro da Operação Ágata Fronteira Norte, ocorreu na última quarta-feira (04).

De acordo com informações do Comando Conjunto da operação, militares da Marinha e do Exército e agentes da Polícia Federal realizaram o combate ao garimpo ilegal. A dinâmica da ação se deu com o apoio da aeronave HM-4 Jaguar, do Exército, transportando militares de Operações Especiais da Marinha e os agentes da PF.

No local, as Forças realizaram a apreensão e destruição de diversos materiais do garimpo ilegal. Entre os destruídos estavam uma Aeronave Cessna, um motor, seis geradores, 11 motobombas, duas esteiras, 1.950 litros de diesel, um bloco de motor e uma bomba d’água. Já os materiais apreendidos foram: munição calibre 20, dois frascos de mercúrio e uma documentação de garimpeiro venezuelano, que teve os dados catalogados pela PF.

Com a neutralização dos garimpos e desmobilização da infraestrutura, a ação das Forças Armadas reforça “a preservação do meio ambiente na Amazônia”. A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação interagências com a participação das Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e Agências governamentais, estabelecida pelo Decreto n° 11.405, de 30 de Janeiro de 2023, alterado pelo Decreto n° 11.575, de 21 de junho de 2023.

Texto: Adriele Lima
Foto: Forças Armadas

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.