A superintendente de Comunicação e a coordenadora de Publicidade da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Sonia Lucia Nunes e Nattacha Vasconcelos, respectivamente, participaram do Compol Roraima, neste sábado (4), evento voltado a discutir a comunicação política no Estado.
Sonia Lucia e Nattacha foram convidadas para o painel que abordou os desafios da comunicação institucional no Poder Legislativo. Durante o debate, elas apresentaram dados do Social Media Gov, plataforma que mede o engajamento dos legislativos estaduais de todo o Brasil, e revelaram que, nesta semana, o legislativo roraimense é o segundo com o maior engajamento do Brasil, atrás apenas do Ceará.
“Fiquei surpresa com essa notícia. No entanto, isso é reflexo de que conseguimos transformar essa linguagem tão delicada, que é falar de política e leis, em produtos acessíveis à população. E compartilhar isso em um evento que trata de comunicação política é muito especial e gratificante”, declarou Sonia Lucia ao acreditar que a Superintendência está no caminho certo, com parlamento atuante, equipes engajadas e o reconhecimento do público.
No painel, a superintendente explicou que um dos grandes desafios da comunicação institucional da Casa Legislativa é reunir as necessidades dos 24 deputados estaduais ao mesmo tempo em que precisa colocar o cidadão em primeiro lugar.
“O objetivo é promover o debate e o diálogo sobre as pautas em tramitação no Legislativo e fazer com que a população participe desses momentos. O intuito é, portanto, aproximar o cidadão do Parlamento. As nossas redes sociais, por exemplo, trabalham temas muitas vezes delicados e complexos de forma leve e dinâmica”, detalhou.
Trabalho integrado
A estrutura da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa possui três diretorias: TV e Rádio, Jornalismo e Publicidade e Relações Institucionais. Também dispõe dos perfis nas redes sociais e no YouTube, canal onde tem mais de 20,4 mil inscritos. Já o engajamento nas plataformas digitais fez com que a Casa estivesse entre os dez perfis mais interativos do Brasil em 2023. Em todos, @assembleiarr.
Para ampliar o alcance das produções da comunicação, uma das estratégias adotadas foi convidar pessoas comuns, representantes de categorias e outros agentes sociais para participar das campanhas publicitárias feitas pela Assembleia Legislativa. Isso faz com que as pessoas se sintam parte e pertencente ao Parlamento e estreita os laços com a população.
“Foi uma surpresa que uma instituição de Roraima, um estado pequeno, ficasse à frente de Assembleias maiores, como São Paulo e Rio de Janeiro. Vários conteúdos produzidos pelos outros setores da comunicação também são retratados nas redes sociais. Então essa integração é muito importante. As redes sociais precisam ser úteis para a população. Não estamos lá para encher linguiça. A mais simples trend tem um sentido: se ela conseguiu impactar uma pessoa, já alcançamos nosso objetivo”, disse Nattacha.
Além de a Assembleia Legislativa de Roraima estar em segundo lugar entre os perfis dos legislativos estaduais no Instagram, uma publicação sobre a Escolegis é a campeã, nesta semana, entre os posts com o maior número de engajamento nacional. “É possível fazer comunicação institucional atrativa e responsável”, resumiu a coordenadora.
Outro painel
A diretora de Rádio e TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, foi chamada para conduzir o diálogo sobre “Política na Prática das Redes Sociais” com o deputado federal Zé Haroldo (PSD) onde foi discutida a criação de conteúdo para as redes sociais e os novos formatos de comunicação, como o podcast, que fazem parte da rotina do político.
“O parlamentar tem usado seus perfis nas redes sociais para se comunicar com a população, com as pessoas que estão presentes nesses espaços, e foi importante debater sobre esse contato do parlamentar com a população, de como as redes sociais podem estreitar esses laços”, declarou Camila.
Texto: Josué Ferreira
Foto: Marley Lima