DIA DO CLIENTE – Procon Assembleia vai às ruas falar sobre importância do respeito ao CDC para fidelizar clientes

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Nesta sexta-feira (15), Dia do Cliente, o Procon Assembleia foi às ruas de dois centros comerciais de Boa Vista para panfletar e explicar aos consumidores e comerciantes a importância de se manter uma relação harmoniosa e um bom atendimento para fidelizar o cliente. Essa fidelização passa pelo respeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, explicou qual é a grande diferença entre consumidor e cliente. “A gente fala que o Dia do Cliente é diferente do Dia do Consumidor porque o cliente está relacionado diretamente à fidelidade com aquela empresa, com aquele fornecedor, o cliente a gente fideliza. O consumidor pode ser consumidor em qualquer momento, mas o cliente está relacionado intimamente com a empresa e o produto que ela oferece. A data em si já é comemorativa, mas tem a finalidade de aproximar realmente o cliente do empresário”, explicou, ao reforçar que o cliente é especial.

O Procon Assembleia aproveita a data para relembrar aos consumidores e empresários que existe uma lei que regula as relações consumeristas. “A nossa ação de conscientização é sobre os direitos do consumidor. Distribuímos panfletos com informações importantes para o consumidor ter acesso às dicas, e, se precisar, é só entrar em contato conosco”, disse.

O órgão de defesa ao consumidor está localizado na Superintendência de Programas Especiais, na Avenida Ataíde Teíve, 3510, bairro Buritis, e funciona das 8 às 18h, sem intervalo para o almoço. O atendimento também pode ser por meio do celular (95) 98401-9465 e ainda pelo site al.rr.leg.br/procon.

A professora Lucimar Ximenes sabe bem o que é ser cliente fidelizada. Encontramos a professora numa loja que vende chocolate e ela contou por que a marca tem a sua preferência.

“Essa loja aqui é a minha preferida e eu só compro em outro lugar se realmente aqui não tiver o produto. Nos dias de festas, como Páscoa e Natal, eu compro até antecipado para poder ter aquele produto que eu quero. Geralmente eu venho um mês antes, às vezes eu guardo dentro da geladeira porque eu gosto de comprar aqui, e faço isso há muito tempo. Tenho até aquele desconto para cliente fiel”, contou.

E como a empresa conquistou a dona Lucimar? O segredo da fidelização, segundo ela, é o atendimento. “Quando eu mando mensagem, me respondem. Eu sempre uso o WhatsApp para perguntar se tem tal produto. Esse atendimento faz a diferença, além da pontualidade na entrega. Por exemplo, eu tenho irmãs que moram em outros estados. Faço a compra, pago via Pix ou pelo cartão, dou o endereço e eles entregam direitinho. A gente precisa dessa credibilidade”, explicou como a empresa a conquistou.

Apesar de as leis estarem todas na internet, dona Lucimar ressalta que as pessoas precisam de um órgão, como o Procon Assembleia, para o consumidor consultar na hora que passar por algum problema. “A gente acredita mais quando tem um acompanhamento profissional”, disse.

Arline Lima tem 23 anos e trabalha em um comércio da família. Ela conhece as leis e disse que é importante tratar bem o cliente. “A relação entre fornecedor e cliente tem que ser bem estreita. É importante tratar bem o cliente para que ele volte, e para voltar temos que valorizar e priorizar”, afirmou.

O comerciante Nildo Nunes Costa disse que todos os dias na loja dele é o dia do cliente. “A gente procura tratar da melhor forma possível o cliente, praticando um preço bom e justo. O cliente é muito importante, sem ele não temos como trabalhar. Em primeiro lugar é o cliente”.

Texto: Marilena Freitas
Foto: Marley Lima

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