ALE-RR promove etapa de treinamento de mesários para programa Parlamento Jovem

Você está visualizando atualmente ALE-RR promove etapa de treinamento de mesários para programa Parlamento Jovem

Estudantes aprenderam sobre processo eleitoral e simulam atividades do dia da votação – Foto 01: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Nesta quarta-feira (27), a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desenvolveu treinamento de mesários com o intuito de subsidiar as ações do programa Parlamento Jovem. Nesta fase, os alunos do Colégio Estadual Militarizado Carlo Casadio tiveram contato com a urna eletrônica e receberam orientações para auxiliar nas eleições do programa da Casa Legislativa.

Na etapa anterior, os estudantes receberam orientação de técnicos da Escola Judiciária Eleitoral de Roraima sobre a função da Justiça Eleitoral e da relevância do exercício da cidadania. Nesta nova fase, os alunos selecionados conheceram na prática os detalhes da urna, simularam cadastramento de eleitor e aprenderam a dinâmica do dia da votação. A eleição referente ao programa Parlamento Jovem está marcada para 5 de abril.

Valéria Los Angeles é uma das alunas que participou do treinamento. Ela expressou a satisfação em aprender sobre a Justiça Eleitoral e a importância do voto, por meio do programa da ALE-RR.

“É uma experiência muito enriquecedora, pois nos proporciona aprendizados sobre diversas áreas. Além disso, adquirimos conhecimentos que podem ser aplicados em eleições futuras, tanto do programa Parlamento Jovem quanto das eleições municipais”, disse a estudante.

De acordo com a servidora do TRE-RR Leonice Ferreira, o treinamento destinado aos alunos é basicamente o mesmo para os mesários de uma eleição real para cargos políticos, com o intuito de aproximar ainda mais o jovem do processo eleitoral.

“Estamos envolvidos nesta parceria com a Assembleia Legislativa para capacitação dos estudantes, pois a eleição do Parlamento Jovem envolve candidatos e eleitores que são os próprios alunos. Sendo assim, os mesários também foram escolhidos entre os alunos da escola e eles receberam um treinamento completo, semelhante ao que os mesários de uma eleição real recebem”, ressaltou Leonice.

O gestor pedagógico do Colégio Estadual Militarizado Carlo Casadio, Frank Lau, enfatizou a relevância do programa do Legislativo como uma oportunidade para os estudantes aprenderem sobre política e cidadania na prática.

“A participação ativa dos jovens adolescentes no processo eleitoral é fundamental. Eles têm a oportunidade de vivenciar na prática esse processo, inclusive muitos votando pela primeira vez em uma eleição municipal. Essa experiência de escolher candidatos, elaborar propostas e atuar como mesários voluntários é essencial para o crescimento e amadurecimento deles”, enfatizou o gestor.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.