DIA DA ESCOLA | Aos 56 anos, funcionária pública estuda inglês na Escolegis: ‘Realização de um sonho

Você está visualizando atualmente DIA DA ESCOLA | Aos 56 anos, funcionária pública estuda inglês na Escolegis: ‘Realização de um sonho

“É a realização de um sonho”, resume a funcionária pública Sandra Abril, de 56 anos, sentada na cadeira do curso de inglês básico na Escola do Legislativo (Escolegis), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Frases como “How are you?” [Como você está?] e “I am ok” [Estou bem] já estão na ponta da língua da mulher que priorizou os filhos na juventude e vê agora o idioma ganhando forma.

“Há três anos, fui reenquadrada na União. Estou aproveitando, com todo o gás, para voltar a estudar, estou cursando Direito, fazendo cursos na área de licitações, porque a Assembleia está me proporcionando isso através da Escolegis. Fiquei fascinada! Quando cheguei e vi tantos jovens, a didática muito perfeita, pensei: ‘a gente consegue’. A idade não é um obstáculo para ninguém. Estou muito feliz pela oportunidade”, acrescenta Sandra.

Nesta sexta-feira (15), também é Dia da Escola. A Escolegis não é uma unidade de ensino tradicional, como as que costumamos a ir do jardim de infância até o ensino médio. No entanto, tem papel social semelhante: educar, formar novos profissionais, ajudar, por meio do ensino, a inserir no mercado de trabalho, a ter um segundo idioma, a melhorar o currículo e ver sonhos, como o de Sandra, saírem do papel. Ela é, portanto, uma escola. Não apenas pelo nome, mas pelas atividades que desempenha.

“Ter a Escolegis como um espaço que atende diferentes classes sociais, com um conteúdo de qualidade e profissionais capacitados, enche o Parlamento de orgulho e vontade de fazer cada vez mais pela nossa população. Sabemos da importância da escola para a vida do cidadão e a Escolegis, sem dúvida, faz parte desse processo de ensino-aprendizagem de milhares de pessoas, independentemente da idade”, declarou o presidente da Assembleia, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

Busca e compromisso

No ano passado, a Escola do Legislativo recebeu mais de cem mil inscrições – algumas de fora de Roraima – nos cerca de 200 cursos que ofereceu gratuitamente à população. A presidente da instituição, deputada Catarina Guerra (União), explicou que a escola, em sua essência, foi criada para atender às demandas do Legislativo. Contudo, com o passar do tempo, viu-se a necessidade de oferecer cursos para a sociedade.

“Diante da necessidade e do anseio que nossa população tem, ser um braço amigo, para aproximá-la dos sonhos, faz com que a Escolegis seja um viés para caminharmos juntos. É educar, é acreditar no meio de transformação que a educação pode proporcionar, é chegar a todos, independentemente da idade. Temos os idosos, os jovens, aqueles que procuram o primeiro emprego, os que sonham com o concurso público. Todos são abraçados e acolhidos”, enfatizou Catarina.

Outro ponto levantado pela parlamentar é em relação à capacidade técnica dos profissionais escolhidos para ensinar. Para ela, é primordial investir na capacitação dos servidores envolvidos, para que o ensino esteja embasado na seriedade e no compromisso em transformar a vida das pessoas.

“Não é porque é gratuito que não tem qualidade. Pelo contrário. Temos a garantia de que aquilo que está sendo ofertado é feito com eficiência, transparência e qualidade”, reforçou.

Feedbacks e vagas

O diretor executivo da unidade, Igor Briglia, lembrou que já são duas décadas beneficiando a sociedade roraimense com ensino de qualidade, formação profissional e aprovação em concursos, com os cursos preparatórios feitos da Escolegis.

“Além dos cursos, nós também desenvolvemos oficinas, que proporcionam para a população uma renda extra ou um diferencial no mercado de trabalho. As pessoas que fazem algum curso na Escolegis, voltam a ser nossos alunos posteriormente. Esse feedback de que conseguiram emprego, passaram no concurso, nos deixa muito felizes. A educação é um ciclo que sempre renova. É gratificante”, expressou Briglia.

Para saber se há vagas e quais cursos estão sendo ofertados pela Escola do Legislativo, você pode ligar gratuitamente para o Call Center da Assembleia Legislativa. O número é 0800 006 0670.

Texto: Josué Ferreira
Foto: Marley Lima / Nonato Sousa / Jader Souza

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.