COMPRA CONSCIENTE – Procon Assembleia emite recomendações para consumidores sobre Black Friday

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Com o intuito de movimentar o comércio, a campanha “Black Friday” promete grandes descontos para novembro, sobretudo na última sexta-feira do mês. No entanto, o Procon Assembleia alerta os consumidores para que estejam atentos aos preços ofertados e tomem medidas para garantir que estão realmente economizando durante esse período.

A diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, destaca a importância de consumir com responsabilidade durante a Black Friday. Ela aponta alguns cuidados para que o consumidor consiga aproveitar as verdadeiras promoções ou até mesmo evitar prejuízos na hora da compra.

“Temos algumas recomendações para os consumidores, mas é necessário ter uma atenção maior, que evite compras por simples consumismo e que realmente avalie a necessidade dessa compra. A gente lembra que a Black Friday vem com uma antecipação das compras natalinas, então diversas promoções vão se apresentar com os mais diversos produtos. A gente precisa ter um consumidor mais atento”, frisou Sobral.

Para garantir que os consumidores não sejam enganados por preços inflados antes da Black Friday, a diretora do Procon Assembleia listou dicas para o melhor aproveitamento desse período promocional:

  1. pesquise antecipadamente: compare os preços dos produtos que você pretende comprar antes da Black Friday. Dessa forma, você terá uma ideia clara das reais promoções;
  2. atenção às lojas confiáveis: compre em estabelecimentos conhecidos e confiáveis. Desconfie de sites ou lojas desconhecidas que oferecem preços incrivelmente baixos;
  3. verifique a reputação da loja ou site em que pretende fazer compras. Avaliações e opiniões de outros consumidores podem ser valiosas. Uma dica é pesquisar o CNPJ da empresa para descobrir quanto tempo atua no mercado e se há Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC);
  4. cuidado com a falsa sensação de urgência: muitas vezes, anúncios na Black Friday enfatizam a ideia de “tempo limitado” para criar pressão, por isso, o ideal é não tomar decisões impulsivas;
  5. esteja ciente das políticas de devolução e garantia dos produtos que pretende adquirir. Para compras online, o prazo para devolução é de até sete dias. Já para lojas físicas, o fornecedor não tem a obrigatoriedade de trocar a mercadoria ou devolver o valor investido, exceto em caso de defeito do produto;
  6. exija a nota fiscal, pois ela é direito do consumidor e dever do fornecedor.

Em caso de não resolução do problema junto à empresa fornecedora, o consumidor pode procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, nº 3.510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e no endereço eletrônico al.rr.leg.br/procon.

Sobre o período

Originalmente criada nos Estados Unidos, a “Black Friday” é o nome que se dá para as vendas que ocorrem tradicionalmente na última sexta-feira de novembro. No Brasil, a campanha se inicia nos primeiros dias do mês, sendo que a cada ano cresce em vendas e em adesão de empresas.

Aline Dinelli, gerente de marketing de uma loja de eletrônicos em Boa Vista, afirma que a empresa se prepara com bastante antecedência para essa época do ano. Ela destacou que o período é um dos mais movimentados para o comércio roraimense.

“Como estamos na Região Norte, começamos o planejamento três meses antes do período da Black Friday, por questão de logística e porque os produtos demoram um pouco para chegar. Assim, definimos as ofertas, principalmente por meio das nossas redes sociais, buscando atender aquilo que os clientes estão procurando”, informou a gerente.

Dinelli ressaltou ainda que os descontos que as principais ofertas estão na última semana do mês. “A gente antecipou alguns produtos, algumas ofertas, porém a Black Friday tem os descontos mais agressivos na semana do dia 21 a 24 de novembro”, disse.

Texto: Anderson Caldas
Foto: Eduardo Andrade

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