BENEFÍCIO PARA POPULAÇÃO | Assinado termo de cooperação para implantar núcleo da Previdência Social em Pacaraima

Você está visualizando atualmente BENEFÍCIO PARA POPULAÇÃO | Assinado termo de cooperação para implantar núcleo da Previdência Social em Pacaraima

O ministro da Previdência Social, Carlos Roberto Lupi, e a presidente da Câmara de Pacaraima, Dila Santos (SD), firmaram uma manifestação de interesse para assinatura de um acordo de cooperação com o intuito de que o Legislativo Municipal possa receber solicitações da população para dar entrada em benefícios sociais. A rubrica do documento ocorreu durante visita de Carlos Lupi à cidade fronteiriça com a Venezuela, neste sábado (2).

O ministro esteve na região para acompanhar ações da Operação Acolhida, criada para atender migrantes venezuelanos que deixam o país vizinho em busca de uma vida melhor no Brasil, e foi acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

De acordo com o ministro, a Câmara de Pacaraima poderá receber solicitações de benefícios e encaminhá-las ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), responsável pela concessão. O espaço terá todo o sistema informatizado da Previdência, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços previdenciários.

“Vai ter um funcionário explicando e as pessoas vão poder dar entrada nos seus processos. Vamos colocar na Câmara uma internet via satélite para facilitar os atendimentos porque precisamos disponibilizar os serviços, mas dar estrutura para isso”, declarou o ministro, ao acrescentar que o Ministério da Previdência Social tem o intuito de chegar aos lugares mais distantes.

O deputado Soldado Sampaio, que articulou a visita do ministro à cidade, mencionou que é dever do Poder Legislativo Estadual atender aos anseios da população, por meio do fortalecimento das instituições públicas. Ele disse ainda que a Assembleia está à disposição para debater assuntos de interesse público que gerem benefícios diretos aos cidadãos.

Nessa sexta-feira (1°), durante uma audiência pública, o ministro e o presidente Sampaio assinaram um documento semelhante para que a Assembleia Legislativa também possa receber requerimentos daqueles que precisarem da Previdência. A ideia é que instituições públicas reforcem a rede de atuação do INSS e garantam agilidade nas tramitações dos processos.

“A Câmara de Pacaraima, assim como a Assembleia Legislativa, será um braço do INSS para auxiliar a população nos pedidos por benefícios do INSS. Nós, enquanto Legislativo, estamos dispostos a atuar em conjunto para garantir o acesso das pessoas aos direitos previdenciários. Promovemos um amplo debate na Casa através de uma audiência pública e seguiremos no caminho do diálogo com a sociedade roraimense”, finalizou Sampaio.

A presidente da Câmara de Pacaraima, Dila Santos, afirmou que a assinatura do acordo de cooperação é um avanço para o município, já que hoje não existe um núcleo com serviços dessa natureza. Ela mencionou ainda que o anúncio feito pelo ministro sobre a internet via satélite foi uma grata surpresa.

“Esse documento tem um grande valor para os munícipes, porque vamos poder atuar em parceria com o INSS. Fico muito feliz em poder colocar a Câmara de Pacaraima à disposição da Previdência Social e, claro, para atuar em benefício da nossa população. Nosso município precisa avançar e estamos fazendo isso juntos”, expressou.

Texto: Josué Ferreira

Foto: Nonato Sousa

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.