16 MODALIDADES Mais de mil pais comparecem ao CCJuv em primeiro dia de matrícula

Você está visualizando atualmente 16 MODALIDADES Mais de mil pais comparecem ao CCJuv em primeiro dia de matrícula

Os pais e responsáveis lotaram o auditório da Superintendência de Programas Especiais (SPE), da Assembleia Legislativa (ALE-RR), durante o primeiro dia de matrículas nas atividades gratuitas do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv). São ofertadas 16 modalidades esportivas, culturais, musicais e de danças. As inscrições seguem até esta sexta-feira (26), das 8h às 18h.

A servidora pública Cristiane Soares chegou cedo ao local para garantir a vaga do filho no futebol. Ela conta que escolheu a modalidade por ser um esporte no qual o menino se identifica, dentre outros.

“É uma atividade que ele já gosta, se identifica, além de ser uma forma de a criança desenvolver algumas habilidades. Acho o projeto muito interessante. Também resolvi colocá-lo para ele não ficar direto no celular, e fazer algo fora da escola”, salientou.

A professora Luene Peixoto matriculou o filho Matheus, de 7 anos, no Karatê, por escolha dele. O pequeno foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e, por recomendação médica, além das terapias, os profissionais aconselharam Luene a inseri-lo em alguma atividade física, “para estimulá-lo, também, na parte da socialização”, disse.

Além desses profissionais, uma irmã também indicou as atividades do CCJuv, porém, na época não havia mais vaga.

“Hoje, eu consegui uma. Eu trouxe o Matheus por recomendação médica. A gente faz um malabarismo para poder encontrar um tempo, e, aqui, descobri que têm horários que coincidem com a rotina dele, além de vaga, que é o principal. Já tem um tempo que eu acompanho os serviços prestados pela ALE, desde quando eu morava em Mucajaí, e, agora, vi que têm mais modalidades e oportunidades”, frisou.

O superintendente Pablo Sérgio Bezerra tranquilizou os pais e informou que haverá vagas para todos que procurarem os polos disponíveis.

“A determinação do nosso presidente Soldado Sampaio [Republicanos] é de tentar atender todas as crianças e adolescentes que nos procurarem. Então, vamos, primeiro, acolher todas as matrículas: as renovadas, da semana passada, e as que forem realizadas durante esta semana, até sexta-feira. Com isso, vamos distribuir as turmas e, se necessitar aumentar a quantidade de turmas e contratar mais instrutores para determinadas modalidades, assim faremos”, esclareceu.

Ainda de acordo com ele, no dia 1º de fevereiro serão feitos um treinamento e uma capacitação para os instrutores e servidores, com relação a noção de primeiros socorros.

“Toda nossa equipe deve estar preparada para socorrer uma criança em uma situação de emergência. Também teremos planejamento e definição do calendário das atividades. No dia 19 de fevereiro se iniciam as aulas”, destacou.

Vale lembrar que pedidos de informações e dúvidas podem ser tirados por meio do um grupo de conversas do CCJuv, no qual os pais ou responsáveis são incluídos no ato da inscrição, de acordo com a modalidade escolhida. As renovações de matrículas e novas inscrições para polos do interior se iniciam a partir do mês de março.

Onde encontrar

Com exceção do balé, que aceita crianças a partir dos quatro anos de idade, todas as demais modalidades começam a partir dos seis anos até os 17. Os documentos necessários da criança ou adolescente são: originais e cópia do RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade, e foto 3×4. Também é preciso original e cópia do documento de identificação dos pais ou responsável.

Os interessados devem realizar as matrículas diretamente no polo de sua preferência. A Superintendência de Programas Espeiciais fica na avenida Ataíde Teive, 1313, bairro Buritis. Os polos ‘Pintolândia’ e ‘Pedra Pintada’ funcionam, respectivamente, na Rua Sólon Rodrigues Pessoa, 1313, bairro Santa Luzia (Escolegis), e Avenida Diamante, 1227.

Já os polos ‘Senador Hélio Campos – MT Arena’ e o ‘Senador Hélio Campos’, funcionam, respectivamente, na Rua HC-04, 162, e Rua S-33, 158. Há ainda o ‘Polo Pérola’, na Rua José Hamilton Gondin, 747.

Texto: Suzanne Oliveira
Foto: Marley Lima

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.