SUSTENTABILIDADE – Deputados aprovam projeto de lei que cria selo ‘Made in Roraima’

Você está visualizando atualmente SUSTENTABILIDADE – Deputados aprovam projeto de lei que cria selo ‘Made in Roraima’

Identificar, reconhecer e certificar pessoas físicas e jurídicas, produtos e serviços que adotem boas práticas sustentáveis no Estado é o objetivo do Projeto de Lei (PL) nº 110/2023, de autoria do deputado Gabriel Picanço (Republicanos), que cria o selo estadual de qualidade denominado “Made in Roraima”, aprovado nesta terça-feira (28) com 15 votos favoráveis.

“O que o deputado Gabriel Picanço pretende com a criação do selo Made in Roraima é que se possa fomentar o mercado roraimense com maior valor agregado. Sabemos o quanto vêm crescendo as exportações de produtos do Estado. Quando Denarium assumiu o governo, no fim de 2018, tínhamos 15 milhões de dólares exportados por ano, por isso o Republicanos orienta pelo voto sim”, defendeu o líder do partido na Casa, deputado Marcos Jorge.

O selo de qualidade será emitido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), com prazo de validade de dois anos, sendo a adesão facultativa ao interessado, sem quaisquer obrigatoriedades.

De acordo com a propositura, a certificação estadual vai auxiliar na identificação e valorização pelo Poder Público estadual no desenvolvimento de práticas sustentáveis; incentivar a adoção de práticas sustentáveis, promovendo a responsabilidade socioambiental como um valor do empreendedorismo roraimense; incentivar a população a utilizar a responsabilidade socioambiental como critério no consumo de bens e serviços das empresas instaladas em Roraima.

Além disso, vai aproximar o Poder Público e a iniciativa privada na criação de ações de promoção da sustentabilidade e na valorização das pessoas físicas, jurídicas, produtos e serviços criados, desenvolvidos e comercializados no Estado, bem como fomentar investimento na inovação, tecnologia e tendências relacionadas a ações relacionadas a meio ambiente, governança e social.

Texto: Marilena Freitas
Foto: Nonato Sousa e arquivo SupCom

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.