EMENDAS – Parlamento contribui para melhoria de vida dos cidadãos de Normandia

Você está visualizando atualmente EMENDAS – Parlamento contribui para melhoria de vida dos cidadãos de Normandia

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Marcelo Cabral (Cidadania), visitou nesta sexta-feira (24) Normandia, a 187 quilômetros de Boa Vista, para fiscalizar a aplicação de emendas parlamentares que destinou para o município, no total de R$ 1.586.029,00, para a manutenção de rodovias e vicinais.

A visita contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Aníbal Araújo (MDB), produtores rurais, representantes de cooperativas e do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural).

No Polo Produtivo Afonso Nivaldo, que abriga 91 famílias e 5 vicinais, o parlamentar conversou com moradores sobre a importância das emendas para a melhoria da infraestrutura local.

“Hoje, aqui no polo, estamos deixando um sonho que se torna realidade. As vicinais todas sendo feitas com piçarra, galerias de arte, com bueiros, para escoar melhor a produção do povo. Mas isso é o começo, porque estamos deixando R$ 1,5 milhão em emendas para serem feitos 36 quilômetros de vicinais”, adiantou Cabral.

Ele explicou que as emendas são recursos do orçamento público destinados por deputados e senadores para projetos de interesse local. Cabral reforçou a parceria com o governo do Estado para a aplicação célere desses valores.

“Essa emenda é fundamental para o deputado cumprir o seu papel deixando os seus recursos e o compromisso com o eleitor de cada município. Depende muito do governo do Estado transferi-los para serem executados nos municípios, daí não posso deixar de frisar que o governo Denarium cumpre a emenda do deputado, então isso dá tranquilidade para execução da emenda”, afirmou.

A primeira moradora do polo, Divanil Cuimar, de 53 anos, plantadora de batata, macaxeira, maracujá e criadora de porcos, agradeceu a iniciativa e fez um apelo aos governantes para que não esqueçam da comunidade.

“Eu só quero agradecer, porque de todos que passaram por aqui, o deputado foi o único que fez essa ajuda para que a gente fizesse essa estrada. Agradeço de todo coração em nome do povo do polo, e quero pedir para que não se esqueçam do polo, nem ele nem os outros deputados, que olhem por nós, pois aqui temos muitos plantadores. Um faz um trecho da estrada, um traz um trator, porque somos produtores”, desabafou.

José Dias Nogueira, de 54 anos, produtor rural há 5 anos no polo, também comemorou o novo momento. “Era muito difícil pra gente, principalmente na hora de escoar nosso produto. Nós aqui do polo tínhamos que retirar o produto até praticamente a BR e desse caminhão levar a produção para a Boa Vista. E hoje essa estrada no campo produtivo é uma realidade que emociona, às vezes, por ver acontecendo”, disse.

Ele contou que em tempos de chuva, o acesso aos serviços essenciais também era prejudicado. “Se adoecia uma pessoa, tínhamos que levar de ambulância, até o asfalto pra ambulância levar, né. Principalmente na época da covid-19 que passei uma situação muito difícil. Muitas pessoas ficaram ruins, outras perderam a vida dentro do município, e para nós aqui do polo o acesso era ainda pior”, complementou.

Essa também é uma lembrança marcante para o vereador Aníbal Araújo. “Na época do inverno, nossos alunos ficavam sem transporte escolar. Não tínhamos, no caso de doença, nenhuma ambulância que pudesse entrar no polo. Assim, os produtores sofriam, e as reivindicações vinham ocorrendo. Graças ao nosso governo estadual e ao deputado que disponibilizou essa emenda parlamentar, os sonhos dos moradores estão se tornando realidade”, disse ao comemorar a parceria governamental.

Como influenciar nas emendas estaduais

As emendas parlamentares são uma ferramenta importante para que os deputados estaduais possam destinar recursos públicos para obras e projetos que beneficiem a população. No entanto, a participação da população é fundamental para garantir que os recursos públicos sejam destinados de forma justa e eficiente.

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) está com consulta pública aberta para colher sugestões da população sobre o orçamento estadual para 2024. O período de sugestões vai de 22 de novembro a 1º de dezembro, por meio de um formulário online disponível no site da ALE-RR: https://forms.gle/7zeZzGyqGthKdtUb8.

“Quero convidar a todos vocês de todo o Estado a acessarem o site da Assembleia e nos dizerem o que está sendo necessário em sua rua, sua vicinal, sua escola e posto de saúde. Assim, a Casa Legislativa poderá conhecer as necessidades de cada município em cada região, permitindo-nos trabalhar com mais transparência e tranquilidade, alocando nossos recursos onde são precisos e necessários”, convocou o vice-presidente do Poder Legislativo.

As sugestões enviadas pela população serão analisadas pelos deputados estaduais e, se forem consideradas relevantes, podem ser alocadas em emendas.

Texto: Suellen Gurgel
Foto: Nonato Sousa

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.