As mulheres do Grupo Terapêutico Flor de Lótus, da Secretaria Especial da Mulher (SEM), foram, literalmente, para o tatame nesta quarta-feira (22). Pela primeira vez, elas participaram de um curso de defesa pessoal.
As táticas foram apresentadas pelo professor de jiu-jítsu William Cati. Pouco a pouco, as participantes interagiram e se soltaram a cada movimento passado. Houve dúvidas sobre como agir em casos de puxão de cabelo, estrangulamento e outras agressões que podem levar a vítima ao chão. Por receio e para se resguardar, nenhuma delas gravou entrevista.
O Grupo Flor de Lótus foi criado em abril deste ano e reúne 15 mulheres vítimas de violência doméstica. Serão 15 encontros, todas as quartas-feiras pela manhã.
“Para estas mulheres, estamos trazendo alguns cursos, como este de defesa pessoal. Semana passada, trouxemos o Sebrae Roraima que falou sobre empreendedorismo para que possam ter a própria renda. Estamos trabalhando com elas de todas as formas”, explicou a diretora da SEM, Glauci Gembro.
Com experiência em artes marciais, Cati parabenizou a força de vontade das assistidas em aprender. “São técnicas para sair de uma agressão física e hoje passei uma parte sobre estrangulamento e defesa no chão; a defesa pessoal pode salvar vidas”, assegurou.
A Secretaria Especial da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Santos Dumont, 1470, no bairro Aparecida, e 24h pelo ZapChame, telefone (95) 98401-0502.
Texto: Yasmin Guedes Esbell
Foto: Marley Lima