Com o intuito de divulgar o 1º concurso de redação, que tem como tema “Autismo: desafios na sociedade brasileira atual”, uma equipe do Centro de Acolhimento ao Autista Teamarr (Transtorno do Espectro Autista de Roraima) da Assembleia Legislativa (ALE-RR) visitou, nesta quinta-feira (27), três escolas do ensino médio dos municípios de Caroebe, São João do Baliza e São Luiz. Nesta sexta (29), a visita ocorre em mais três escolas do município de Rorainópolis, todos localizados no Sul do Estado.
O Teamarr faz parte do Programa de Atendimento Comunitário da Casa Legislativa e é presidido pela deputada Angela Águida Portella (PP). O concurso tem como finalidade despertar os alunos da rede pública estadual de ensino tanto da capital quanto do interior, bem como fomentar a discussão sobre o autismo.
“Estamos bem felizes com a receptividade dos alunos e dos gestores. Sentimos que foi importante a gente conversar cara a cara com eles. Esse contato incentiva os alunos porque a gente explica não só como vão funcionar o concurso e as premiações, mas debate esse tema na sala, desperta a curiosidade e gera conhecimento. A gente está tendo um retorno bem positivo”, avaliou Caroline Martins, assistente social do Teamarr e presidente da comissão organizadora do concurso.
O tema chamou a atenção dos alunos, que logo lembraram que conhecem alguém com TEA. Eles ficaram entusiasmados com a possibilidade de participarem do concurso e serem contemplados com a premiação.
Jhennefer Paula Lima dos Reis, 16 anos, aluna do 1º ano da Escola Estadual Henrique Dias, é uma das que pretende participar, até porque tem uma pessoa na família que é autista. Ela conta que é complicado lidar porque a criança é muito hiperativa.
“Ele toma suas próprias decisões, são vários desafios para se enfrentar, então a gente tem que ter no mínimo uma compreensão bacana para lidar e não se desentender com a pessoa. É importante esse tema para se entender como funciona a cabeça do autista, porque age daquele jeito, assim a família terá um cuidado maior, compreenderá os pequenos detalhes”, disse Jheniffer.
A coordenadora pedagógica da Escola Henrique Dias, Luciene Teixeira, disse que a iniciativa da Assembleia Legislativa abre um novo horizonte sobre o assunto junto aos alunos.
“É um tema muito importante para nossas escolas estaduais, principalmente porque os alunos desconhecem, e a maioria, os pais também, não sabem lidar com esses alunos autistas. O concurso, na verdade, vai incentivar os alunos a estudarem o tema para fazer a redação. Quero parabenizar a autora desse projeto, que é a deputada Angela Águida Portella, por essa iniciativa”, disse, ao destacar que em São João do Baliza há muitas crianças autistas.
Inscrições
As inscrições para o 1º concurso de Redação do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) se encerram em 3 de novembro e podem ser feitas no link https://al.rr.leg.br, endereço eletrônico para acessar também o regulamento do concurso. O envio das redações deve ser feito nos dias 23 e 24 de novembro para o e-mail: concurso@al.rr.leg.br.
O concurso vai premiar estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio de escolas públicas de Boa Vista e cidades do interior do Estado. Cada aluno concorrente deve escolher um professor ou coordenador que será responsável pelo preenchimento das informações dos candidatos no ato da inscrição, bem como o envio das redações.
De acordo com o regulamento, a primeira seleção é feita nas escolas, que enviará as três melhores redações. Em seguida, a banca julgadora avaliará as produções textuais a partir dos seguintes critérios: texto dissertativo-argumentativo; escrito a caneta; ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas; a redação não precisa de título; e deve ser inédita e original.
Premiação
Boa Vista
Categoria aluno
1º lugar: notebook, mochila, fones de ouvido e mouse
2º lugar: smartphone, mochila e fones de ouvido
3º lugar: tablet, mochila e fones de ouvido
Categoria professor orientador
1º lugar: notebook, mochila, fones de ouvido e mouse
2º lugar: smartphone e fones de ouvido
3º lugar: smartphone e fones de ouvido
Interior
Categoria aluno
1º lugar: notebook, mochila, fones de ouvido e mouse
2º lugar: smartphone, mochila e fones de ouvido
3º lugar: tablet, mochila e fones de ouvido
Categoria professor orientador
1º lugar: notebook, mochila, fones de ouvido e mouse
2º lugar: smartphone e fones de ouvido
3º lugar: smartphone e fones de ouvido
Texto: Marilena Freitas
Foto: Eduardo Andrade