TEAMARR – Centro de Acolhimento ao Autista da ALE-RR leva concurso de redação até escolas do interior do Estado

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O colégio estadual militarizado Don Pedro II, no município de Iracema, a 93 quilômetros da capital Boa Vista, foi a primeira unidade de ensino visitada pela equipe do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr). A escola tem seis turmas de ensino médio, público-alvo do concurso de redação promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima. São 680 alunos entre os turnos da manhã e tarde.

A estudante Maria Eduarda Braz, de 17 anos, demonstrou interesse em participar do concurso. Ela é aluna do segundo ano do ensino médio, e reconhece a necessidade de discutir sobre o autismo dentro e fora de sala de aula. “A gente precisa debater esse assunto para que a gente possa ajudar e lidar com as pessoas que vivem no espectro autista”, disse.

Trazer a temática para dentro da sala de aula é cada vez mais necessário, como destaca o monitor Valbercir Saraiva. Ele é pai de um menino autista de 11 anos e sabe da complexidade do processo de inclusão de pessoas autistas no âmbito escolar. “Nós que estamos na escola, a gente observa que ainda têm muito que aprender. É preciso conhecer as peculiaridades para melhor lidar”, ponderou.

Este é o primeiro concurso de redação lançado pela Casa Legislativa e foi idealizado pelo Centro de Acolhimento ao Autista, do Programa de Atendimento Comunitário, um dos programas permanentes do Poder Legislativo. O tema é ‘Autismo: desafios na sociedade brasileira atual’.

Caroline Martins é assistente social do Teamarr e presidente da comissão organizadora do concurso. Ela explicou que a competição foi pensada para expandir os debates sobre a condição do espectro autista entre os adolescentes. “Nada melhor do que trazer esse debate de conscientização para os estudantes que estão se preparando para o Enem e vestibular”.

Pela tarde, foi a vez dos estudantes da Escola Estadual Presidente Castelo Branco, em Caracaraí, a 170 quilômetros de Boa Vista. A unidade atende alunos do ensino fundamental e ensino médio. E a cada bimestre trabalha um tema de reação específico, como forma de avaliação. Segundo o orientador educacional Gledison Teles, no quarto semestre o assunto escolhido foi o autismo, como forma de incentivar a participação dos estudantes no concurso de redação. “Faremos debates e rodas de conversa com estudantes para que eles se destaquem na redação deles”, enfatizou.

A equipe do Teamarr vai percorrer as demais cidades do interior do Estado durante os próximos dias, visitando as unidades escolares, com intuito de divulgar o concurso e engajar o maior número de estudantes a participarem da discussão sobre o TEA (Transtorno de Espectro Autista).

Competição

O concurso de redação vai premiar estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio de escolas públicas de Boa Vista e cidades do interior do Estado. As inscrições seguem abertas até o dia 03 de novembro. Já a premiação dos ganhadores acontece no dia 22 de dezembro, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

O professor ou coordenador será responsável pelo preenchimento das informações dos candidatos no ato da inscrição e pelo envio das redações. Cada escola deve enviar os três melhores textos, ou seja, ela pode mobilizar os alunos a se inscreverem e a fazerem suas redações, e depois, selecionar as três melhores e enviar.

A banca julgadora vai avaliar as produções textuais a partir dos seguintes critérios: texto dissertativo-argumentativo; escrito a caneta; ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas; a redação não precisa de título; e deve ser inédita e original.

O link das inscrições e o regulamento podem ser acessados no site do Poder Legislativo até 3 de novembro. Já o envio das redações deve ser feito nos dias 23 e 24 de novembro para o e-mail: concurso@al.rr.leg.br. E a premiação dos ganhadores ocorrerá no dia 22 de dezembro, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

Confira abaixo a premiação detalhada:

BOA VISTA

Categoria aluno

1º lugar Notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

2º lugar Smartphone, mochila e fone de ouvido

3º lugar Tablet, mochila e fone de ouvido

Categoria professor orientador

1º lugar Notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

2º lugar Smartphone e fone de ouvido

3º lugar Smartphone e fone de ouvido

INTERIOR

Categoria aluno

1º lugar Notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

2º lugar Smartphone, mochila e fone de ouvido

3º lugar Tablet, mochila e fone de ouvido

Categoria professor orientador

1º lugar Notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

2º lugar Smartphone e fone de ouvido

3º lugar Smartphone e fone de ouvido Cronograma do concurso

Texto: Bruna Gomes

Foto: Marley Lima

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