Artesanato em feltro abre possibilidades para renda extra de alunos da Escolegis

Você está visualizando atualmente Artesanato em feltro abre possibilidades para renda extra de alunos da Escolegis

Linha, agulha, feltro, criatividade e disposição. Foram os principais ingredientes usados pela turma de Artesanato em Feltro da Escolegis, Unidade Santa Luzia, zona Oeste de Boa Vista, nesta última semana, encerrada nesta sexta-feira (7) com certificação e apresentação do trabalho elaborado.

A turma de nível avançado conheceu técnicas para confecção de guirlandas, cores e texturas. Ao todo, 12 cursistas participaram das aulas ministradas pela professora Priscila Moraes.

Anísia Gomes é dona de casa e participa desde o módulo iniciante. Ela tem paixão por artesanato e encontrou no feltro novas possibilidades de renda extra para casa. “É uma terapia e para quem não trabalha é a chance de ter uma renda. Eu já encomendei algumas argolinhas para fazer chaveiro e já fiz essa aqui [uma guirlanda] sem nome para deixar pronta para uma encomenda”, adiantou.

Antes de participar das aulas, Anísia não sabia o que era o feltro. Nas aulas, deparou-se com os desafios da costura e da combinação de cores, mas os conhecimentos absorvidos por ela facilitarão o trabalho em diante. “Temos que saber combinar, vai de gosto para gosto e trabalharemos com os gostos das pessoas”.

Para a maquiadora Ellen Beltrão, este foi o primeiro contato com o artesanato em feltro. Por gostar de trabalhos manuais, e dedicar a atenção ao aprender, conseguiu acompanhar as colegas de sala oriundas de outras etapas. “Foi desafiador, mas a professora foi maravilhosa, paciente, achei que me saí bem e gostaria de mais cursos assim para podermos vender e termos mais uma renda”, contou.

A professora Priscila Moraes destacou a satisfação em acompanhar e ver o interesse das participantes em seguir pelo caminho do artesanato. “O objetivo principal é fazer com que elas tenham uma geração de renda, muitas não podem sair de casa por causa das crianças, às vezes os maridos estão desempregados e elas se veem de mãos atadas pela renda familiar e outras se veem até com a autoestima melhor por fazer algo com as próprias mãos e elas admirarem o que fizeram”.

Neste módulo, elas aprenderam a estruturar guirlanda, enfeite utilizado para adornar portas de quartos de bebês e até mesmo como símbolo do Natal. “O que fazer para deixar nesta forma por dentro, a maneira como confeccionar também”, explicou Priscila.

A primeira turma de Artesanato em Feltro da Escolegis ocorreu em abril deste ano, seguido do nível intermediário realizado em maio. Em junho, a instituição da Assembleia Legislativa de Roraima continuou com o nível avançado.

Texto: Yasmin Guedes
Foto: Nonato Sousa

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.