INTERAÇÃO – Procon Assembleia orienta funcionários de supermercado sobre direitos e deveres de clientes e fornecedores de serviços

Você está visualizando atualmente INTERAÇÃO – Procon Assembleia orienta funcionários de supermercado sobre direitos e deveres de clientes e fornecedores de serviços

O Procon Assembleia orientou funcionários de um supermercado do bairro Centenário nesta sexta-feira (14), sobre direitos e deveres, tanto de consumidores, quanto de fornecedores de serviços. A palestra informativa ocorre em alusão ao Dia do Comerciante, celebrado neste domingo (16).

Durante as orientações, os colaboradores também puderam interagir com a equipe e solucionar suas dúvidas. O pedido é solicitado pelo fornecedor de serviços diretamente ao órgão de defesa do consumidor do Poder Legislativo. Conforme a diretora Mileide Sobral, é um desejo da instituição que a prática se torne recorrente nesse seguimento do comércio.

“O consumidor e o fornecedor se mantêm mais informados de seus direitos. Então, é uma prática que a gente quer fazer cada vez mais, já que o Procon Assembleia funciona com a educação para o consumo e, direcionamentos de ambas as partes. Esse ato de virmos até os supermercados facilita para todos [cliente-fornecedor-Procon], no sentido de manter essa condição mais harmoniosa”, frisou a diretora.

O supervisor do estabelecimento, Rubens Eduardo Luz, ficou atento às normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e demais instruções repassadas pela equipe do Procon. Para ele, as dicas, além de esclarecer dúvidas, também vão enriquecer e melhorar seu desempenho profissional.

“Elas vão me educar, conscientizar e ajudar na resolução de problemas, pois eu trabalho diretamente com o cliente. Com isso, terei a oportunidade de conversar e acolher esse cliente, sanar suas dúvidas, e poderei mostrar que estou aqui não para lesá-lo, mas, para dar a certeza de que seu direito está sendo garantido. Além disso, não só melhora meu trabalho, como também a minha noção como consumidor, já que é uma via de mão dupla”, avaliou o funcionário.

Gerliene Loiola Mota foi outro colaborador da empresa que recebeu as orientações. Segundo ele, é comum haver falta de comunicação com o cliente em seu setor. Por isso, aproveitou a oportunidade para saber qual a melhor forma de chegar a um consenso.

“Tirei muitas dúvidas em relação aos nossos atendimentos e como interagir com o comprador de forma que ele chegue até nós, e consigamos resolver alguns problemas que acontecem no meu setor. Então, ficará mais prático para mim e meus colegas de trabalho, lidarmos com os fornecedores. Acredito que, quando acontecer algo, vamos conseguir resolver de maneira que seja viável, para que o cliente saia satisfeito com o produto e com nosso atendimento”, ponderou.

Ainda durante a palestra, parte da equipe distribuiu panfletos com dicas de direitos do consumidor aos clientes do estabelecimento, e também verificou possíveis erros que passam despercebidos pelo supermercado.

“Foi uma fiscalização com a ajuda do consumidor, para saber quais práticas estariam acontecendo aqui, que o cliente tivesse dúvidas ou que fossem consideradas contra ele. A gente consegue visualizar, informar ao setor responsável, e ter uma melhoria desse serviço”, concluiu Mileide.

O Procon Assembleia funciona na Superintendência de Programas Especiais, na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Os atendimentos são das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, no número (95) 98401-9465 (WhatsApp) ou pelo site al.rr.leg.br/procon.

Texto: Suzanne Oliveira
Foto: Eduardo Andrade

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.