‘ENTRE AS PÁGINAS DO TEMPO’ | ALE-RR promove lançamento de livro que aborda história do jornalismo impresso roraimense

Você está visualizando atualmente ‘ENTRE AS PÁGINAS DO TEMPO’ | ALE-RR promove lançamento de livro que aborda história do jornalismo impresso roraimense

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR) promove, nesta sexta-feira (8), o lançamento do livro “Entre as páginas do tempo”, escrito pela jornalista Cyneida Correia e que traz a história e criação de jornais impressos de Roraima no período de 1907-1988. O evento ocorrerá às 9h, no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos (hall da sede da Casa Legislativa) e faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher do Poder Legislativo roraimense.

A obra é fruto da dissertação de mestrado da jornalista, que realizou uma profunda pesquisa sobre os jornais impressos do Estado. O livro aborda a trajetória do jornalismo e a construção política dos jornais, com o intuito principal de preservar a memória da mídia e da sociedade roraimense.

“É uma pesquisa muito legal para quem gosta de história, pois foram 30 jornais que pesquisei com informações sobre imagens, os laços políticos dos jornais, das pessoas que trabalharam, bem como outras informações desses veículos. É um grande levantamento sobre o jornalismo roraimense, com fatos inéditos e que espero que todo mundo goste”, ressaltou a jornalista.

Ao contar o que mais a surpreendeu na pesquisa, Cyneida dá um spoiler e antecipa uma história referente ao primeiro jornal impresso de Roraima. “Esse jornal é de 1907, era escrito à mão, tinha quatro páginas e eram feitos 50 exemplares. Quem produzia era J. Justo, que ia de canoa pelo Rio Uraricoera, distribuindo o seu manuscrito, em uma época em que poucas pessoas sabiam ler e escrever”, informou.

O lançamento do livro é mais uma iniciativa do Legislativo que alia a promoção da difusão cultural no Estado à valorização do gênero feminino, conforme explicou Pablo Sérgio, superintendente de Programas Especiais da ALE-RR.

“Durante todo o ano de 2024, estamos de portas abertas para contribuir com o fomento da cultura roraimense, sendo a literatura uma delas. Como estamos no mês de março, achamos oportuno realizar o lançamento deste livro da jornalista e escritora Cyneida Correia, que faz um importante registro histórico dos jornais do Estado, fazendo parte, portanto, da programação que a ALE-RR preparou para o mês da mulher”, enfatizou o superintendente.

Outras homenagens

Além deste lançamento, haverá uma sessão especial dedicada às mulheres na Assembleia Legislativa, em que a Secretaria Especial da Mulher e deputados promovem homenagens às servidoras e personalidades femininas relevantes do Estado. O evento ocorre nesta sexta-feira, a partir das 9h, no Plenário da Casa Legislativa.

Também no espaço cultural Maria Luiza Vieira Campos, será lançada a exposição “Mulheres que Inspiram”, objetivando a valorização feminina por meio da divulgação de fotografias e trajetórias de relevantes mulheres roraimenses. A exposição será aberta ao público a partir desta sexta-feira e permanecerá no hall da sede do Legislativo durante todo o mês de março.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima / Eduardo Andrade

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.