Mais de 600 presos são beneficiados com saída temporária de Natal em Roraima

No momento, você está visualizando Mais de 600 presos são beneficiados com saída temporária de Natal em Roraima

A Justiça libera a partir deste sábado (23) a saída temporária de Natal para 601 reeducandos que cumprem pena nas unidades prisionais de Roraima.

Os presidiários devem retornar às unidades até a sexta-feira (29). Os presos que não comparecerem no prazo determinado, serão considerados foragidos.

A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais. Entre os critérios analisados, estão presos em regime semiaberto, com bom comportamento dentro dos presídios, que cumpriram 1/6 da pena no caso de réu primário e 1/4 no caso de reincidente.

De acordo com a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc), os beneficiados cumprem pena em cinco unidades do sistema prisional de Roraima. São elas:

  • Cadeia Pública Feminina: 26
  • Cadeia Pública Masculina: 326
  • Central de Monitoração Eletrônica: 18
  • Rorainópolis: 13
  • Centro de Progressão Penitenciária: 218

Ainda de acordo com a Sejuc, o número de beneficiados pode aumentar em razão de novas decisões judiciais. Em 2022, o benefício de Natal foi concedido para 414 detentos do sistema prisional de Roraima.

Enquanto estiverem fora, os detentos devem seguir regras estipuladas pela Justiça, como ficar em casa à noite, não frequentar bares, casas noturnas ou estabelecimentos semelhantes.

O presidiário que não retornar às unidades e for recapturado pode perder o direito à progressão de regime, voltando a cumprir pena em regime fechado.

Além disso, caso o detento cometa algum crime durante a saída temporária, poderá ter a pena agravada.

Fonte: G1 RR

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.