Na tarde desta quinta-feira (21), foi oficializada pelo Governo de Roraima a ordem de serviço para a restauração da Casa de Cultura Madre Leotávia Zoller. O imóvel foi designado como sede da Academia Roraimense de Letras, tendo sido doado à instituição por meio da Lei nº 1.867/2023, cujo projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
O deputado Marcos Jorge (Republicanos), autor do texto que deu origem à norma, afirmou que esse é um momento marcante para a história de Roraima. O parlamentar destacou que a valorização do patrimônio estadual somente foi possível devido à parceria entre os Poderes e instituições.
“É um momento muito importante para toda a sociedade roraimense e para todos aqueles que defendem a nossa cultura e patrimônio histórico. Graças a uma atuação do Legislativo junto ao Executivo, teremos a revitalização da Casa da Cultura, por meio da nossa atuação parlamentar e de recursos públicos assegurados pelo Governo do Estado”, frisou o deputado.
Marco histórico da década de 1940 e antiga residência oficial dos governadores do Estado, a Casa de Cultura fica localizada na Avenida Jaime Brasil, no Centro de Boa Vista. O imóvel é tombado como patrimônio histórico de Roraima, sendo que o projeto de restauração passou por análise de órgãos federais, garantindo a preservação das configurações originais da edificação.
Em frente à Casa da Cultura, a cerimônia contou com a presença da presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil, que expressou a satisfação com o passo para a preservação do patrimônio cultural. “Meu coração está explodindo de gratidão, pois é um dia memorável não só para a Academia, mas também para memória, história do Estado como um todo”, afirmou Cecy Brasil.
Jânio Tavares, presidente do conselho estadual de cultura, também celebrou a restauração da Casa. Ele destacou que o atendimento dessa demanda foi por muito tempo aguardada pela classe artística do Estado.
“É um momento ímpar para a história de Roraima, porque há muitos anos a gente esperava por essa reforma. Passaram-se muitos governos e nada acontecia. Agora, a gente está tendo essa oportunidade, por meio dessa política estadual, de revitalizar esses ambientes históricos”, ressaltou Tavares.
O governador de Roraima, Antônio Denarium, demonstrou satisfação em atender aos pedidos dos produtores culturais e artistas do Estado sobre a reforma do imóvel.
“Após 29 anos do tombamento da Casa de Cultura como patrimônio histórico, fico muito feliz em assinar a ordem de serviço para a restauração. É um dia de celebração, pois estamos atendendo toda a demanda dos fazedores de cultura, que sempre cobraram o governo do estado para que essa obra fosse realizada”, conclui o chefe do Executivo.
Texto: Anderson Caldas
Foto: Marley Lima