A partir de denúncia realizada em julho deste ano, o programa Fiscaliza, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), intermediou a resolução de um problema de drenagem na Rua Amajari, no bairro São Vicente. O programa especial da Casa Legislativa verificou a situação na via e encaminhou demanda à Secretaria de Obras do município de Boa Vista, que iniciou a revitalização do trecho.
Além da equipe do Fiscaliza, a vistoria da drenagem da rua foi acompanhada pela dona de casa Adalgisa Borgio. Ela é uma das pessoas que foram afetadas pelo alagamento e contou os diversos prejuízos causados aos moradores e a quem trafegava pela via.
“A gente passou o inverno todo com a rua alagada. Já teve caso de pessoas passarem de carro pela rua, mas o veículo ‘morria’ e o motorista tinha que deixá-lo na via. A água também invadia as casas, trazendo animais, a exemplo de ratos e sapos, além do mau cheiro que era horrível. Agora, estou bem tranquila com a resolução desse problema”, disse a dona de casa.
O diretor do programa Fiscaliza, Rhomer Souza, explicou quais medidas foram tomadas a partir da reclamação da população sobre a falta de drenagem na rua.
“Por meio da denúncia anônima, encaminhamos uma equipe até o local para realizar um relatório fotográfico e jurídico, buscando fundamentar legalmente o cidadão sobre o caso. A partir disso, enviamos esses dados ao órgão responsável para que faça a restauração ou o atendimento daquela demanda. Essa é mais uma ação em que os moradores estão satisfeitos com os serviços públicos por causa da nossa intervenção”, disse o diretor.
Sobre o programa
Desde 2015, o Programa Fiscaliza faz a ponte entre os cidadãos e as instâncias públicas ao receber sugestões e denúncias relacionadas aos serviços prestados nas áreas de infraestrutura, saneamento básico, equipamentos e espaços públicos, meio ambiente, educação, saúde, entre outros.
Para o cidadão que deseja ter sua reclamação, denúncia ou sugestão atendida, basta registrar o caso de forma presencial na Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, ou remotamente por meio do site al.rr.leg.br/fiscaliza, WhatsApp ou Telegram no número (95) 98402-1735.
Após receber a denúncia, uma equipe técnica é enviada ao local para verificar a veracidade. Em seguida, é gerado um relatório técnico que descreve a situação que será encaminhado ao setor jurídico do Fiscaliza, que analisa a legislação pertinente a cada denúncia, seja no âmbito municipal, estadual ou federal, e então a demanda é remetida ao órgão responsável pela solução.
O andamento da queixa pode ser acompanhado pelo número de protocolo gerado no momento da solicitação. O denunciante tem a opção de relatar o problema por meio de texto, fotos ou vídeos, fornecendo o endereço do ocorrido e aguardando a visita de uma equipe técnica.
Texto: Anderson Caldas
Foto: Jader Souza