VESTIBULAR E ENEM – Professores da Escolegis dão dicas para candidatos atingirem boas notas em provas

Você está visualizando atualmente VESTIBULAR E ENEM – Professores da Escolegis dão dicas para candidatos atingirem boas notas em provas

Todos os anos, milhares de estudantes se preparam para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e do vestibular. Porém, para os jovens que vão prestar as avaliações pela primeira vez, a ansiedade e a preocupação aumentam ainda mais, afinal, uma boa nota garantirá o ingresso do aluno em uma instituição de ensino superior e, posteriormente, a conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Ruan Jordão, de 19 anos, é um deles. Natural do Amazonas, ele mora em Boa Vista há um ano, e se prepara para tentar uma vaga na faculdade de medicina veterinária, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). “Onde eu morava, não tinha o curso que eu queria. Então, descobri no edital que foi lançado na página deles no Instagram”, detalhou.

O jovem também foi um dos alunos do preparatório da Escolegis. Jordão reforçou que conseguiu absorver todo o conteúdo.

“As aulas foram muito boas e bem dinâmicas. Há coisas que a gente estuda em casa e tem dificuldade de aprender, mas com o cursinho foi uma ótima oportunidade para quem quer ingressar em uma faculdade. Me ajudou muito, além de ter sido gratuito, pois a maioria das pessoas não tem condições de fazer em um local particular”, disse.

Com os certames se aproximando, os professores dos preparatórios para o Enem e vestibular 2023 da Escolegis (Escola do Legislativo) separaram ótimas dicas, tanto para quem é marinheiro de primeira viagem quanto para quem é veterano. Confira abaixo:

Professora Lêssa Viana – Português e Redação

“Leia atentamente todas as questões e sublinhe o que ela está pedindo. Se for de gramática, olhe para o verbo e analise o que cada palavra complementa. Na sintaxe, temos função sintática e os termos que se relacionam entre si, isto é, complementos, adjuntos, objetos. Na morfologia, temos as classificações das palavras, pronomes, adjetivos, substantivo, entre outras classes, são dez. Importante que observem se a questão pede função sintática ou morfológica. Ainda tem a semântica, que vai trabalhar o sentido denotativo [literal] ou conotativo [igurado], e figuras de linguagem. Na redação, interessante seria se puder associar o tema a uma contextualização histórica, a uma música, um livro ou série, bem referenciado e compatível com o tema, também vale como uma boa associação. Elaborar uma proposta de intervenção já com o interventor definido, por exemplo, na área da educação, o MEC, assim, ficará mais fácil para trazer uma proposta de intervenção para a redação”.

Professora Fairuz Daoud – Biologia:

“Uma dica que posso dar como professora de biologia aos estudantes de primeira viagem é ler com atenção as questões, pois, muitas vezes, os termos e o contexto ajudam a interpretar a resposta e, especificamente em biologia, os termos têm significados que já dizem tudo sobre o conceito, o que ajuda muito. Além disso, ter muita tranquilidade, chegar cedo, levar água e lanche, assim como ter uma boa-noite de sono na véspera”.

Professor Walace Peixoto – Física

“Como a prova já está próxima, revisões são importantes. Além disso, separar o conteúdo em pequenas porções facilita o processo de absorção da informação, como mapas mentais, diagramas e cartões de memorização. Se desligar um pouco das redes sociais nessa reta final ajuda bastante, e praticar com provas anteriores. Por último e não menos importante, cuidar da saúde. Essa dica soa bastante simples, mas é muito importante. Apesar de ser importante estudar, sobrecarregar-se pode ser mais prejudicial do que benéfico. Nos dias que antecedem a prova, alimente-se e durma bem, isso vai ajudar a manter o seu cérebro em forma!

Todas as informações cobradas estão relacionadas a situações vivenciadas no dia a dia, que servem de base para que o aluno mostre que captou a teoria e os conceitos fundamentais da matéria. Então, a leitura e interpretação são fundamentais! As questões do Enem também tendem a ter uma abordagem mais completa. Muitas vezes, tratando de mais de um assunto (de variadas áreas) em uma única pergunta, e isso demanda que o aluno tenha uma grande habilidade de interpretar textos, bem como deve estar atualizadíssimo sobre os temas do cotidiano. Acompanhar noticiários, ler jornais e exercitar sua mente para fazer ligações entre o que acontece no mundo e o universo da física, além, claro, de praticar muito com questões de anos anteriores”.

Professor Armando Pinheiro de Araújo Júnior – História e Geografia

“Eu recomendo, realmente, que o aluno interprete os textos e o que se pede. Comumente, os enunciados de Humanas começam ‘conforme o texto’… ou algo assim. Palavras ‘perigosas’: nunca; sempre; jamais; totalmente e outros tantos termos abrangentes demais devem ser vistos com cuidado à aplicação nas opções ou alternativas. Outra dica: extrair toda informação que o texto da questão oferecer, até as referências bibliográficas podem ajudar na resolução. Mas como fazer? Mantendo a calma e foco na leitura. O verdadeiro desafio para os jovens é a inteligência emocional. Mantenham o foco”.

Professora Aloísia Vital – Matemática

“Sabemos que a matemática é uma das disciplinas mais difíceis para a maioria dos alunos, porém, sempre digo que se, não exercitarem, não vão aprender. Não tem uma mágica, mas sim fazer muitos exercícios. A palavra-chave para se aprender ou se sair bem na Matemática é exercitar.

Professor Douglas do Vale – Química

O Enem contextualiza bastante. Ele visa muito à aplicação prática de cada disciplina. Em química é importante conhecer os produtos da destilação fracionada do petróleo, quais os processos químicos e físicos de uma estação de tratamento de água. Cada questão traz texto em que há palavras-chaves que vão ajudar na resolução. Uma leitura feita duas ou três vezes vai revelar detalhes importantes e auxiliar os candidatos na hora da prova. Os conteúdos mais comuns na área da química são a identificação das funções orgânicas, assim como nomenclatura de compostos orgânicos, equilíbrio químico, concentração, oxirredução, tabela periódica e estequiometria”.

Curso preparatório

Este ano, a Escolegis ofertou 180 vagas para os cursos preparatórios, com conteúdo que é requerido nas provas, como, português, redação, matemática, história, química, física, biologia e geografia.

As aulas se iniciaram em 7 de agosto e foram até esta segunda-feira (23), totalizando carga horária de 200 horas. Todas as vagas foram preenchidas

Lembrando que as provas do Enem 2023 serão aplicadas em 5 de novembro (português e língua estrangeira, ciências humanas e redação), e no dia 12 do mesmo mês (ciências da natureza e matemática).

Já as avaliações para o vestibular da Universidade Estadual de Roraima (UERR) ocorrem neste domingo (29), das 9h às 14h. São 510 vagas distribuídas entre 17 cursos de graduação.

As provas para o vestibular 2024 da UFRR serão aplicadas em Boa Vista, em 26 de novembro de 2023, das 8h às 13h, para prova integral (PI) e Processo Seletivo Seriado (PSS – 3ª etapa); e das 8h às 11h para Processo Seletivo Seriado (PSS – 1ª e 2ª etapas).

Texto: Suzanne Oliveira
Foto: Eduardo Andrade

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.