ALTAS TEMPERATURAS – Pesquisa do Procon Assembleia auxilia consumidor na compra de equipamentos de climatização

Você está visualizando atualmente ALTAS TEMPERATURAS – Pesquisa do Procon Assembleia auxilia consumidor na compra de equipamentos de climatização

O calor excessivo dos últimos meses tem levado muitos roraimenses às compras de equipamentos de climatização para enfrentar as altas temperaturas com mais conforto. Pensando em ajudar o consumidor a economizar, o Procon Assembleia fez uma pesquisa de preço em 13 lojas de Boa Vista com modelos de climatizadores, ar-condicionado e ventiladores. O levantamento pode ser conferido no site do Poder Legislativo, no link: https://al.rr.leg.br/2023/10/19/pesquisa-de-precos-de-ar-condicionado-climatizadores-eventiladores-procon-assembleia/

De acordo com a pesquisa, um ar-condicionado de 12.000 BTUs, a depender da loja e modelo escolhidos, pode custar de R$ 1.599,00 a R$ 3.629,00. Segundo a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, o monitoramento faz parte das ações do órgão para a Black Friday, que deve impulsionar ainda mais as vendas desses aparelhos.

“Estamos realmente sofrendo uma onda de calor e os produtos mais procurados são esses. Considerando que estamos nos aproximando da Black Friday, que é o aquecimento das compras natalinas, temos a intenção de proporcionar a esse consumidor maior comodidade na hora de realizar a pesquisa de preços. Isso permitirá que ele faça uma comparação para verificar se está pagando o menor valor pelo produto em questão”, disse a diretora.

Ainda segundo a diretora, o consumidor também terá acesso a outras pesquisas no período, como a dos itens da ceia natalina. “Nossa intenção é fornecer ao consumidor essa comparação para que ele possa ter maior segurança na hora de fazer suas compras de fim de ano”, adiantou Sobral.

De olho no preço e na eficiência energética

O calor de uns é a oportunidade de negócios de outros. Segundo dados da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), no primeiro semestre deste ano, houve um aumento de 16% nas vendas de ar-condicionado split, 34% em ventiladores de mesa e 18% em ventiladores de coluna, em comparação ao mesmo período do ano passado.

O gerente de uma loja especializada em equipamentos de climatização em Boa Vista comemora a fase do setor. “Muitos clientes que já não estavam satisfeitos com seus sistemas centrais, que estavam sobrecarregados, estão buscando substituições. O mês passado e este foram surpreendentes em termos de vendas. A cada ano, notamos que o clima está ficando cada vez mais quente. Claro, para o consumidor, isso é pior, mas, para nós, comerciantes, as vendas tendem a aumentar”, destacou Hudson Souza.

Segundo ele, na hora da compra, além de avaliar o custo-benefício, preço e qualidade, é importante ficar atento à eficiência energética. A tecnologia embutida no aparelho pode fazer diferença no bolso do consumidor. Alguns modelos de ar-condicionado, como os inverter, são de 30% a 40% mais eficientes do que os tradicionais. Já os modelos dual inverter, a mais recente tecnologia, prometem reduzir até 70% do consumo.

“Isso é especialmente vantajoso nesses dias ensolarados, ajudando a reduzir as contas de energia em comparação aos modelos tradicionais. Embora sejam um pouco mais caros, os modelos inverter são os que têm maior saída no momento”, indicou o gerente.

Outra dica importante é observar o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que indica o consumo de energia elétrica dos aparelhos. A classificação é de A a D, sendo A a mais eficiente e D, a menos. No selo também é informada a medida em quilowatt-hora por mês (kWh/mês), que estima o gasto do aparelho ao funcionar uma hora por dia.

O Procon Assembleia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Ainda há dois canais para atendimento virtual: WhatsApp (95) 98401-9465 e o https://al.rr.leg.br/procon/, onde é possível anexar fotos/vídeos para complementar o registro da demanda.

Texto: Suellen Gurgel
Foto: Eduardo Andrade

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.