AGRICULTURA FAMILIAR – Presidente da ALE-RR debate com representantes do Incra e Instituto Amazônia melhorias para o setor

Você está visualizando atualmente AGRICULTURA FAMILIAR – Presidente da ALE-RR debate com representantes do Incra e Instituto Amazônia melhorias para o setor

O presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), recebeu nesta quinta-feira (19) o superintendente regional do Incra em Roraima, Evangelista Siqueira, o presidente do Conselho de Administração do Instituto Amazônia, Paulo Castro, e a assessora especial da Casa, Ilaine Henz, para tratar sobre projetos de melhorias voltados à agricultura familiar no Estado.

Recuperação de áreas biodegradáveis e pertencentes ao Incra, estudo de um diagnóstico socioeconômico dos assentamentos, bem como assistência técnica ao pequeno produtor foram alguns dos temas discutidos durante o encontro.

Com relação ao diagnóstico socioeconômico, além das questões da renda familiar e da produção por região ou propriedade para identificar o que está sendo produzido, entre as ideias propostas, Sampaio salientou que também é preciso identificar até que ponto o agricultor tem conhecimento de acesso a créditos.

“Eles têm um título, por exemplo, estão com o nome limpo no Serasa, mas só conseguem dinheiro emprestado para fazer seu plantio nas mãos de pessoas ilegais. Então, é preciso saber por que estão com dificuldades e o que está faltando para esses agricultores”, afirmou.

“Foi pensado também na possibilidade de toda essa sistemática vir para dentro dos assentamentos. Querendo ou não, os nossos têm passivo de degradação ambiental e precisam, também, recuperar essas áreas. É uma exigência hoje produzir, porém, de maneira sustentável. É uma vocação da reforma agrária e da agricultura familiar aumentarem essa produção. Aqui, são ideias que surgem, a partir da experiência que o Instituto [Amazônia] tem de possibilidades de projetos de melhorias”, destacou Siqueira.

Texto: Suzanne Oliveira
Foto: Jader Souza

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.