‘FORNOFORNALHA’ – CAM,da Assembleia Legislativa, assessora Unicarvão em curso de capacitação

Você está visualizando atualmente ‘FORNOFORNALHA’ – CAM,da Assembleia Legislativa, assessora Unicarvão em curso de capacitação

O Centro de Apoio aos Municípios (CAM) prestou assistência técnica à capacitação “Construção e Operação do Projeto Forno Fornalha”, promovida pela Cooperativa dos Carvoeiros de Roraima (Unicarvão) e a Inova Roraima, nesta quarta-feira (18), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O projeto tem como um dos objetivos auxiliar carvoeiros a emitirem menos gases poluentes, bem como a encontrarem alternativas sustentáveis de produção.

Conforme a presidente do CAM, deputada Aurelina Medeiros (PP), a Assembleia Legislativa trabalhou, com o Poder Executivo, na liberação de área para concentrar essas famílias, como também na obtenção de recursos estaduais para melhorias da classe.

“Esses recursos são para a construção de fornos com tecnologia que gere menos fumaça para a saúde deles. Essa entidade [Unicarvão] está se organizando para agregar essas famílias, desmembrando essa área dos carvoeiros do Distrito [Industrial], da mesma forma com as pequenas chácaras. O trabalho que está sendo feito aqui está se fortalecendo, porque não é uma atividade nova”, ressaltou Medeiros.

Há cinco anos à frente da Unicarvão, a presidente Denize Vital se emocionou ao relembrar a situação na qual se encontravam os trabalhadores. Segundo ela, a cooperativa era vista como um segmento “marginalizado”, e procurou se qualificar para mudar essa realidade.

“Desde o grande até o pequeno comércio, se vende carvão que é produzido pelas mãos desse povo. Então, a gente precisa, cada vez mais, conhecer, se qualificar e melhorar para ganhar nosso espaço e sair dessa margem de criminalidade. O nosso trabalho gera sujeira, mas é muito árduo e bonito e, com essa renda, sustentamos as nossas famílias”, declarou.

Rock Urbano da Silva é carvoeiro há quase quatro anos. Para ele, a capacitação vai ajudar os cooperados a entenderem todo o funcionamento da atividade, e não apenas na questão sustentável.

“Vai melhorar tanto na parte da queima e em como vamos investir nosso dinheiro. Essa capacitação foi muito importante para a gente, que já vem de um trabalhado considerado criminalizado, para ir aonde nós estamos. Hoje, não tem mais fumaça e a renda aumentou, acredito que em uns 100%. Estamos alavancando e produzindo bem”, avaliou.

Conforme o presidente da Inova Roraima, Márcio Andrade, outro ponto abordado durante a palestra foi trabalhar com os cooperados a educação de base. Há cerca de quatro anos, a associação sem fins lucrativos presta suporte à Unicarvão.

“Eu costumo dizer que é um trabalho cultural. A educação é a base de qualquer processo tecnológico e desenvolvimento. Nesse tempo, nós já ajudamos na organização da diretoria, documentação, e demos toda assistência. Hoje, tivemos a oportunidade de estar com grande parte dos associados, para poder transmitir a eles um pouco do que é o cooperativismo, e, para ele ser eficiente, as pessoas precisam entender o que significa, a sua importância e poder que isso dá a eles.”

Ao fim do evento, todos os mais de 60 cooperados que estiveram presentes receberam certificado de participação, com carga horária de 4 horas.

Onde procurar

O Centro de Apoio aos Municípios é um órgão vinculado à Superintendência de Programas Especiais, da Assembleia Legislativa, que assessora outros órgãos dos Poderes Executivos e Legislativos municipais, que necessitam de auxílio técnico e legislativo. A unidade realiza visitas técnicas e oferta cursos, seminários e outras capacitações.

A sede do CAM está localizada em Boa Vista, na rua Surumu, 1719, São Vicente, e funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e às sextas-feiras, das 8h às 13h30. Os gestores dos municípios podem ligar e mandar mensagens pelo número (95) 98402-2618.

Texto: Suzanne Oliveira
Foto: Jader Souza

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.