INCLUSÃO SOCIAL – Teamarr da ALE-RR divulga 1º concurso de redação sobre autismo para estudantes do município de Cantá

Você está visualizando atualmente INCLUSÃO SOCIAL – Teamarr da ALE-RR divulga 1º concurso de redação sobre autismo para estudantes do município de Cantá

Na tarde desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) visitou o município de Cantá para divulgar o 1º concurso de Redação do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr). Estudantes do Colégio Estadual Militarizado José Aureliano da Costa acompanharam as informações sobre a seleção fornecidas pela presidente do Programa de Atendimento Comunitário da Casa Legislativa, deputada Angela Águida Portella (PP).

Com o tema “Autismo: desafios na sociedade brasileira atual”, o concurso é voltado para alunos do ensino médio de escolas públicas de Boa Vista e cidades do interior do estado. O intuito é promover a conscientização e o entendimento sobre o autismo na população roraimense, por meio da discussão na comunidade escolar.

“O propósito do 1º Concurso de Redação sobre o Autismo é para que os alunos possam estudar, pesquisar e se interessar por esse tema, pois, a partir deste conhecimento, eles têm a possibilidade de multiplicar essa informação para os pais e sociedade em geral. Nós precisamos tornar as famílias e as escolas mais acolhedoras, mas para isso é necessário informação”, enfatizou a parlamentar.

O aluno José Bermúdez está no segundo ano do ensino médio e relatou que possui um familiar autista. Ele destacou que mais do que a premiação, o fator primordial é o conhecimento que os alunos terão sobre o transtorno.

“Pretendo participar do concurso porque é um projeto para entendermos melhor o autismo. A gente não compreende o transtorno e julga sem saber. A premiação do concurso é muito boa, mas acredito que o melhor vai ser as informações que vamos ter, pois sempre é bom aprender mais e tratar bem as pessoas, né?”, disse o estudante.

A professora Suelen de Castro foi umas das servidoras do colégio que estiveram atentas às informações fornecidas pela equipe da ALE-RR e aprovou a iniciativa. “Esse concurso é fantástico, porque os alunos vão verificar o nível de aprendizado sobre redação, bem como vão aprender mais sobre o autismo, um transtorno que a sociedade precisa realmente saber mais”, frisou.

Sobre o concurso

O 1º concurso de Redação do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) vai premiar estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio de escolas públicas de Boa Vista e cidades do interior do Estado. As inscrições seguem abertas até o dia 03 de novembro, sendo que o envio das redações deve ser feito nos dias 23 e 24 de novembro para o e-mail: concurso@al.rr.leg.br.

O professor ou coordenador será responsável pelo preenchimento das informações dos candidatos no ato da inscrição e pelo envio das redações. A primeira seleção é realizada na escola, em que o estabelecimento de ensino deve enviar os três melhores textos.

A banca julgadora vai avaliar as produções textuais a partir dos seguintes critérios: texto dissertativo-argumentativo; escrito a caneta; ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas; a redação não precisa de título; e deve ser inédita e original.

O link das inscrições e o regulamento podem ser acessados em um banner localizado na parte superior do site do Poder Legislativo (https://al.rr.leg.br). A premiação dos ganhadores ocorrerá em solenidade no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas no dia 22 de dezembro.

A premiação

BOA VISTA

Categoria aluno

1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse.

2º lugar: smartphone, mochila e fone de ouvido.

3º lugar: tablet, mochila e fone de ouvido.

Categoria professor orientador

1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse.

2º lugar: smartphone e fone de ouvido.

3º lugar: smartphone e fone de ouvido.

INTERIOR

Categoria aluno

1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse.

2º lugar: smartphone, mochila e fone de ouvido.

3º lugar: tablet, mochila e fone de ouvido.

Categoria professor orientador

1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse.

2º lugar: smartphone e fone de ouvido.

3º lugar: smartphone e fone de ouvido Cronograma do concurso.

Texto: Anderson Caldas
Foto: Eduardo Andrade

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.