Reportagem da TV Assembleia conquista 1º Prêmio de Jornalismo da DPE-RR

Você está visualizando atualmente Reportagem da TV Assembleia conquista 1º Prêmio de Jornalismo da DPE-RR

Equipe de jornalismo da TV Assembleia, canal 57.3, foi uma das vencedoras do 1º Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE/RR), na categoria profissional vídeo com a matéria “Por elas – Leis e o Trabalho da Rede de Proteção à Mulher em Roraima”. A reportagem especial foi produzida pelo repórter Willians Dias junto com os cinegrafistas Emackson Sarmento e William Santos, e o assistente de câmara Leonardo Pinto.

Há cinco anos no mercado, Dias ficou satisfeito com a premiação, mas destaca que esse foi um trabalho que contou com a participação de várias pessoas. “É uma felicidade porque é o primeiro prêmio que eu participo e em pouco tempo de profissão, ainda mais vindo da Defensoria Pública do Estado. Tratamos sobre a violência doméstica, infelizmente um tema recorrente em Roraima, pois é recordista em números de violência contra a mulher. A gente agradece muito as pessoas que contribuíram com esse material”, lembrou.

Segundo Dias, a ideia não era só mostrar o trabalho institucional da Defensoria Pública, mas detalhar e apresentar para sociedade de que forma essas ações se refletem e a contribuição na vida de quem precisa desse serviço.

“Essa reportagem especial traz a rede de proteção da mulher que existe no Estado. Ouvimos a Casa da Mulher Brasileira, o Ministério Público do Estado, a Delegacia da Mulher e o CHAME [Centro de Apoio Humanitário à Mulher] para mostrar um pouco do que acontece também em outras residências em Roraima, não só do Estado, mas no Brasil. Mulheres corajosas, com relatos fortes, que trazem infelizmente uma perspectiva não muito feliz de uma violência doméstica e familiar, mas que, de alguma forma, proporcionaram uma reflexão a respeito de tudo isso, para baixarmos esses índices ou talvez zerarmos”, ressaltou.

Para a superintendente de Comunicação, Sônia Lúcia Nunes, a premiação mostra o compromisso da emissora, que é de caráter público, e dos servidores em geral, com a população roraimense. “A TV Assembleia cumpre um papel muito importante, que é levar cidadania. E quando a gente se depara com um prêmio como esse, reforça o engajamento da equipe, não só a da Assembleia, enquanto instituição, mas dos servidores que também estão engajados em levar conteúdos que realmente possam fazer a diferença na vida das pessoas, porque a gente sabe que a informação é tudo”, avaliou Sônia Lúcia.

O defensor-público Vagner Santos disse que o 1º Prêmio de Jornalismo é um reconhecimento e incentivo aos profissionais da imprensa. Ressaltou que a iniciativa vai aproximar ainda mais a instituição e a imprensa.

“A Defensoria Pública tem como grande parceira a imprensa seja na TV, nas redes sociais, rádio ou impresso e para prestigiar os profissionais da imprensa foi criado o prêmio. Estamos felizes, enquanto instituição pública, em valorizar os profissionais do jornalismo que divulgam para a sociedade as atividades diárias da Defensoria. É uma prestação de contas”, observou Santos, ao ressaltar que em breve será divulgado a data da cerimônia de entrega da premiação.

Texto: Marilena Freitas
Foto: Eduardo Andrade

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.