ATLETAS RORAIMENSESTV Assembleia estreia documentário ‘Campeões de Roraima’ na segunda-feira (24)

Você está visualizando atualmente ATLETAS RORAIMENSESTV Assembleia estreia documentário ‘Campeões de Roraima’ na segunda-feira (24)

O documentário “Campeões de Roraima” será exibido na TV Assembleia, canal 57.3, na segunda-feira (24), às 13h30, com reprises às 17h, 20h e 22h20. A produção apresenta histórias de atletas roraimenses que têm se destacado em competições nacionais e internacionais nas modalidades de judô (Kerlon Pessoa), jiu-jitsu (João Prestes), natação (Joan Peñaloza e Ana Clara Linhares – modalidade paralímpica), corrida (Paulo César Silva) e xadrez (Beatriz Cheres).

“A ideia é apresentar esses atletas para a população, mostrando suas trajetórias e como superam dificuldades para competir e representar Roraima de forma exemplar, tanto na região Norte, no Brasil e até mesmo no exterior”, explicou o jornalista Willians Dias, responsável pela reportagem que teve 10 dias de produção.

Segundo Dias, um dos trunfos da obra é descortinar os elementos que formam um atleta de elite. “Tivemos a preocupação de humanizar esse material, mostrando alimentação, a rotina, o sono, o apoio familiar. A gente percebeu que existe um tripé, que para que esses atletas possam competir com qualidade e obter êxito nas competições, existe o apoio da família, a dedicação do próprio atleta e a confiança do treinador. Então, tentamos trazer a importância de ter essa base bem estruturada para que a gente possa conseguir ver atletas competindo em alto rendimento”, observou.

A disciplina, o suporte do técnico e da família têm levado o nadador colombiano naturalizado brasileiro Joan Peñaloza, de 15 anos, a acumular mais de 100 medalhas e troféus, competindo pelo mundo. Na modalidade desde os 11 anos, Joan falou do privilégio de ser uma das personagens da película.

Joan, que passou sua infância na Venezuela e emigrou para o Brasil em 2016 para fugir da crise econômica e humanitária naquele país, falou do privilégio de ser uma das personagens da película.

“Ah, a sensação foi incrível, porque é meu primeiro documentário, a primeira matéria assim desse tamanho. Achei muito legal, fiquei bastante feliz por ter sido escolhido para participar e eu acho que é algo muito importante no esporte, porque pode demonstrar que o esporte de Roraima vai a outro nível, voa alto, posso dizer, e que tem muita gente com talento e bons resultados aqui”, revelou.

Pedro Gendra, pai do atleta, acompanha orgulhoso cada braçada do filho na raia olímpica e acredita que a visibilidade também pode trazer patrocínios.

“São muitos pontos positivos dele aparecer no documentário, mas vou destacar dois, que acho que são os mais interessantes. Primeiro, que muitos pais de atletas se motivem a fazer uma carreira com os seus filhos. E outra que pode haver mais apoio econômico na vida esportiva do Estado”, pontuou.

O telespectador também vai poder conferir a narrativa do corredor de rua, Paulo César Silva, de 46 anos, que descobriu no esporte uma forma de superar problemas respiratórios após um acidente de trânsito há 23 anos. Mais tarde, a jornada esportiva se tornou uma maneira de honrar a memória de seu filho, que o acompanhava pelas ruas antes de falecer aos 13 anos de idade.

Além das histórias dos atletas, o documentário também destaca o trabalho de base e incentivo ao esporte promovido pelo Centro Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (CCJuv/ALE-RR), que atualmente oferece 20 modalidades esportivas gratuitas e atende cerca de cinco mil crianças e adolescentes na capital e no interior do Estado.

Com mais um produto finalizado, o editor-chefe da TV Assembleia, Johann Barbosa, ressaltou a evolução do canal ao empenhar-se em diversificar sua programação e, ao mesmo tempo, refletir a identidade do povo roraimense ao assumir o compromisso de valorizar a cultura local e enaltecer os personagens da região.

“Bom, a TV Assembleia surge com o propósito da divulgação do trabalho do Poder Legislativo, mas, com o passar do tempo, isso vai indo muito além, com programas de entrevistas, programas culturais, jornais e, mais especificamente falando dos documentários, é um espaço para tratar de temas variados, variadíssimos, relevantes para a nossa sociedade, seja mostrando um serviço, mostrando um exemplo ou contando uma história, mas sempre voltados para personagens aqui do nosso Estado”, afirmou Barbosa.

Quem perder a estreia de “Campeões de Roraima” e/ou a exibição rotativa na grade de programação da TV Assembleia, 57.3, pode assisti-lo pelas redes sociais no canal do YouTube do Poder Legislativo (@assembleiarr).

Na plataforma, o telespectador também pode conferir mais de 70 produções originais, executadas sob a orientação da Superintendência de Comunicação da Casa Legislativa, que discutem inclusão, turismo, saúde, educação e questões sociais.

Ficha técnica

“Campeões de Roraima”, 35’, 2023.

Reportagem: Willians Dias

Produção: Tamara Araújo e Willians Dias

Imagens: Claudinei Sampaio, Emackson Sarmento

Apoio técnico: Ramires Assis

Drone: Ramires Assis

Edição de imagens: Eduardo Maduro

Edição de texto: Johann Barbosa

Revisão: Johann Barbosa

Diretor de Programação: Bruno Almeida

Diretora de Televisão e Rádio: Camila Dall’Agnol

Superintendente de Comunicação: Sônia Lucia Nunes

SupCom ALE-RR

Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Reprodução TV Assembleia (57.3)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.