Governo de Roraima cede avião para transporte de grávida em situação de risco

No momento, você está visualizando Governo de Roraima cede avião para transporte de grávida em situação de risco

O Governo do Estado enviou na manhã desta quarta-feira, dia 05, uma equipe para socorrer uma jovem grávida em situação de risco em Santa Maria do Boiaçu, região do Baixo Rio Branco, em Caracaraí. Ela apresentava quadro de hemorragia e oscilação de saturação, comprometendo a saúde dela e da criança.

A paciente foi atendida inicialmente na Unidade Mista de Saúde Rosa Vieira, hospital inaugurado pelo Governo de Roraima em 2020. A unidade atende moradores de mais 15 comunidades ribeirinhas, evitando deslocamento de pacientes para Caracaraí ou Boa Vista para atendimento médico.

“É importante mostrar que esse é um compromisso da nossa gestão e dizer para a nossa população que sempre vamos trabalhar pelo bem da sociedade. Nossos serviços devem chegar a todos, independente de onde for. A vida de cada pessoa é importante. Então trabalhamos para que todos tenham acesso à saúde e atendimento de qualidade. E nesse caso específico, foi constatada a necessidade de tratamento em Boa Vista, o que foi feito de imediato”, enfatizou o governador Antonio Denarium.

Para o coordenador geral de Regulação, Avaliação e Controle da Sesau (Secretaria de Saúde), Eliakin Terminelle, a ação foi fundamental para a saúde da paciente e do bebê.

“Nós temos que ter agilidade no atendimento e na remoção de pacientes. Hoje tivemos essa ocorrência em Santa Maria do Boiaçu, onde o transporte da população é feito apenas de barco. Então o Governo do Estado disponibilizou um avião, que transportou a paciente até Boa Vista e agora se encontra na Maternidade para receber todo o atendimento necessário. Isso demonstra o cuidado e respeito da atual gestão, que pode dar essa resposta de imediato à população”, reforçou.

Uma remoção aérea chega custar em torno de R$ 17 mil a R$ 20 mil, uma vez que envolve não só apenas o veículo, mas também a equipe que realizará o atendimento. A mais recente ocorrência nesse sentido, ocorreu no dia 8 de maio, com a remoção de três pessoas que ficaram feridas em um acidente na Vila Surumu.

Nesse atendimento, além das equipes da Cermu (Central Estadual de Regulação Médica de Urgência), a ação contou com a participação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Pacaraima, Corpo de Bombeiros Militar de Pacaraima, posto médico do Surumu, Casa Civil e Casa Militar do Governo de Roraima.

“Com a determinação do nosso governador [Antonio Denarium], fizemos o deslocamento dessa paciente grávida da segunda gestação que apresentava, até o dia de ontem [04 de julho], um sangramento intenso e uma hipotensão severa. A equipe médica de Santa Maria deu assistência e conseguiu controlar a hemorragia. Ontem [terça-feira] não foi possível fazer o traslado aéreo da paciente devido às más condições do tempo. Mas hoje [quarta-feira] fomos buscá-la e ela já está estável e recebendo os devidos cuidados na Maternidade”, explicou o médico Hélio França, que acompanhou todo o processo.

Texto: Júlia Rocha
Foto: William Roth

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.