Governo de Roraima cede avião para transporte de grávida em situação de risco

Você está visualizando atualmente Governo de Roraima cede avião para transporte de grávida em situação de risco

O Governo do Estado enviou na manhã desta quarta-feira, dia 05, uma equipe para socorrer uma jovem grávida em situação de risco em Santa Maria do Boiaçu, região do Baixo Rio Branco, em Caracaraí. Ela apresentava quadro de hemorragia e oscilação de saturação, comprometendo a saúde dela e da criança.

A paciente foi atendida inicialmente na Unidade Mista de Saúde Rosa Vieira, hospital inaugurado pelo Governo de Roraima em 2020. A unidade atende moradores de mais 15 comunidades ribeirinhas, evitando deslocamento de pacientes para Caracaraí ou Boa Vista para atendimento médico.

“É importante mostrar que esse é um compromisso da nossa gestão e dizer para a nossa população que sempre vamos trabalhar pelo bem da sociedade. Nossos serviços devem chegar a todos, independente de onde for. A vida de cada pessoa é importante. Então trabalhamos para que todos tenham acesso à saúde e atendimento de qualidade. E nesse caso específico, foi constatada a necessidade de tratamento em Boa Vista, o que foi feito de imediato”, enfatizou o governador Antonio Denarium.

Para o coordenador geral de Regulação, Avaliação e Controle da Sesau (Secretaria de Saúde), Eliakin Terminelle, a ação foi fundamental para a saúde da paciente e do bebê.

“Nós temos que ter agilidade no atendimento e na remoção de pacientes. Hoje tivemos essa ocorrência em Santa Maria do Boiaçu, onde o transporte da população é feito apenas de barco. Então o Governo do Estado disponibilizou um avião, que transportou a paciente até Boa Vista e agora se encontra na Maternidade para receber todo o atendimento necessário. Isso demonstra o cuidado e respeito da atual gestão, que pode dar essa resposta de imediato à população”, reforçou.

Uma remoção aérea chega custar em torno de R$ 17 mil a R$ 20 mil, uma vez que envolve não só apenas o veículo, mas também a equipe que realizará o atendimento. A mais recente ocorrência nesse sentido, ocorreu no dia 8 de maio, com a remoção de três pessoas que ficaram feridas em um acidente na Vila Surumu.

Nesse atendimento, além das equipes da Cermu (Central Estadual de Regulação Médica de Urgência), a ação contou com a participação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Pacaraima, Corpo de Bombeiros Militar de Pacaraima, posto médico do Surumu, Casa Civil e Casa Militar do Governo de Roraima.

“Com a determinação do nosso governador [Antonio Denarium], fizemos o deslocamento dessa paciente grávida da segunda gestação que apresentava, até o dia de ontem [04 de julho], um sangramento intenso e uma hipotensão severa. A equipe médica de Santa Maria deu assistência e conseguiu controlar a hemorragia. Ontem [terça-feira] não foi possível fazer o traslado aéreo da paciente devido às más condições do tempo. Mas hoje [quarta-feira] fomos buscá-la e ela já está estável e recebendo os devidos cuidados na Maternidade”, explicou o médico Hélio França, que acompanhou todo o processo.

Texto: Júlia Rocha
Foto: William Roth

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.