O preço da carne bovina reduziu 5,55% no estado de Roraima nessa terça-feira, 1º de agosto. Esta é a terceira vez que o produto reduz o valor neste ano, de acordo com a Coopercarne (Cooperativa dos Produtores de Carne de Roraima).
O presidente da cooperativa, André Prado, informou que a redução se deu em virtude da grande oferta de animais no estado e no país. Atualmente, Roraima tem mais de um milhão de cabeças de gado e Prado informou que é resultado da retenção de fêmeas e os modernos meios de produção de lavoura e pecuária.
“Em virtude da grande oferta de animais no mercado local e nacional atualmente, fez-se necessário esta nova baixa de preço sobre o boi gordo, algo em torno de 5,55%. Esta já é a terceira baixa somente este ano de 2023 em Roraima, como mecanismo de proteção aos produtores locais e inibindo a entrada de carne bovina de outros estados”, disse André.
A última redução ocorreu em maio, com 5,25%, também motivada pela alta oferta bovina. No entanto, Prado alerta que a população pode não encontrar o desconto de forma integral nos mercados.
“O setor produtivo tem como preocupação que esse desconto chegue de forma integral ao consumidor final. Por isso, os produtores solicitam a sociedade roraimense faça sua pesquisa de preço e prestigie os mercados que adotam de forma integral o repasse desse desconto, que investe em promoções e em carne regional fresca”, reforça.
Texto: Adriele Lima
Foto: Nilzete Franco/FolhaBV