Assembleia Legislativa aprova projeto que reserva vagas para pessoas acima de 40 anos

No momento, você está visualizando Assembleia Legislativa aprova projeto que reserva vagas para pessoas acima de 40 anos

A Assembleia Legislativa de Roraima aprovou, nesta terça-feira (06), o Projeto de Lei nº 02/2025, que determina a obrigatoriedade de contratação de pelo menos 5% de empregados com mais de 40 anos de idade pela administração direta e indireta do governo do Estado. A proposta, de autoria do deputado Renato Silva (Podemos), recebeu apoio dos parlamentares durante sessão ordinária, e tem o objetivo de promover maior inclusão de trabalhadores mais experientes no serviço público estadual.

O projeto busca enfrentar as dificuldades enfrentadas por profissionais maduros no mercado de trabalho, muitas vezes prejudicados pela discriminação etária. Inspirada em lei já adotada no Distrito Federal, a medida também determina que concursos públicos realizados pelo Estado reservem 5% de suas vagas para candidatos acima dos 40 anos. Além disso, prevê que ao menos 10% das vagas em contratos de mão de obra terceirizada com o governo sejam destinadas a esse público.

A iniciativa segue os moldes da Lei nº 4.118/2008 do Distrito Federal, cuja constitucionalidade foi confirmada por decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2024. Durante o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4.082, o ministro Edson Fachin, relator do caso, ressaltou que a proposta configura uma política pública de promoção do pleno emprego, contribuindo para a redução das desigualdades no acesso ao trabalho.

O deputado Renato Silva é o autor da proposta, aprovada por 14 votos – foto: Nonato Sousa
Ao justificar sua proposta, o deputado Renato Silva afirmou que é essencial reconhecer o valor dos profissionais que já contribuíram de forma significativa com a sociedade. “Precisamos valorizar a experiência de quem já dedicou anos ao desenvolvimento do nosso Estado. Essa proposta combate o preconceito etário e garante que esses trabalhadores continuem tendo espaço, inclusive na administração pública”, declarou o parlamentar.

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos: Eduardo Andrade/ Marley Lima e Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.