Teamarr oferta cem vagas para capacitação com foco na atuação pedagógica em crianças com TEA

No momento, você está visualizando Teamarr oferta cem vagas para capacitação com foco na atuação pedagógica em crianças com TEA

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da ALE-RR e o “Programa Desenvolver” do Instituto Federal de Roraima (IFRR), em parceria com a Associação Dona Maria, estão com inscrições abertas para o curso de formação inicial e continuada – “Trabalho Pedagógico com Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Identificação, Aspectos Motores, Avaliação e Intervenção”.

O evento é voltado para professores e profissionais da área, mas receberá também qualquer pessoa que tiver interesse no assunto. As palestras ocorrerão de 21 a 23 de fevereiro, no auditório do polo da Universidade Estadual de Roraima (UERR) em Rorainópolis. Serão disponibilizadas cem vagas. Os interessados poderão se inscrever pelo link: https://forms.gle/zeMGSRh8fCxa9wmF8, até o meio-dia desta sexta-feira (23). (Confira o cronograma abaixo).

Conforme o diretor administrativo do Teamarr, Erbeson Silva, o objetivo é mesclar teoria e prática, abordando desde a origem do autismo e como identificá-lo, o que fazer com o diagnóstico, quais profissionais buscar para iniciar as terapias, até como desenvolver as intervenções em casa com recursos disponíveis.

Encontro mesclará teoria e prática, abordando desde origem do autismo até como desenvolver terapias em casa – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR
“Como é mais voltado para profissionais da saúde e educação, esse público aprenderá a utilizar materiais alternativos e recicláveis, para fazer brincadeiras e dinâmicas com funcionalidade às crianças autistas, ou seja, serão atividades específicas para auxiliar o desenvolvimento motor”, explicou o diretor, destacando que os dois últimos dias serão reservados para oficinas.

Alcance estadual

Desde que foi implantado em maio de 2022, fora os atendimentos, o Teamarr tem buscado abranger o leque de informações acerca do autismo, bem como capacitar profissionais da área, familiares e interessados no tema, por meio de cursos, palestras, entre outras ações.

Segundo a deputada Angela Águida Portella (Progressistas), que preside o Programa de Atendimento Comunitário, no qual o Teamarr está inserido, além do papel social, as capacitações assumem, sobretudo, a preparação dos envolvidos para prestarem um atendimento de excelência e eficaz aos autistas.

‘Sabemos que este trabalho é longo, mas estamos no caminho certo de uma jornada inclusiva’, ressaltou a presidente do programa – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR
“Vamos iniciar esse ciclo de formação continuada em Rorainópolis e, posteriormente, levaremos a outros municípios. Também levaremos capacitação às famílias para que possam ter conhecimento e saber lidar melhor com situações específicas. Graças ao presidente Soldado Sampaio [Republicanos], estamos avançando. Nosso desejo é acolher todas as famílias e capacitar mais profissionais. Sabemos que este trabalho é longo, mas estamos no caminho certo de uma jornada inclusiva”, ressaltou Portella.

Confira o cronograma:

21.2 – sexta-feira:

17h às 19h – Transtorno do Espectro Autista – professor mestre Paulo Reinbold.

19h às 21h – Comportamento Inadequado: compreensão, prevenção e manejo – o que fazer para lidar com a pré-crise e crises – Caio Leite, coordenador ABA e Liamar Kahoru, psicóloga;

22.2 – sábado:

8h às 12h30 – Desenvolvimento Motor em Crianças Típicas e Atípicas – professora doutora Eliana Mendonça e professor doutor Marco Mendonça;

13h30 às 16h – Primeiros Socorros – Projeto Saber para Salvar, baseado na Lei Lucas (13.722/18);

16h às 20h – Proposta de Intervenção Individualizada e Coletiva – professora doutora Eliana, professor doutor Marco Mendonça e professor mestre Paulo Reinbold.

23.2 – domingo:

8h às 12h30 – Proposta de Intervenção Individualizada e Coletiva – professora doutora Eliana, professor doutor Marco Mendonça e professor mestre Paulo Reinbold.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.