Vinte alunos de capoeira do CCJuv Pedra Pintada são batizados após meses de dedicação

No momento, você está visualizando Vinte alunos de capoeira do CCJuv Pedra Pintada são batizados após meses de dedicação

O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) batizou 20 alunos de capoeira do Polo Pedra Pintada durante uma cerimônia nesta sexta-feira (8). Este foi o primeiro batizado na unidade, que oferta o esporte há dois anos.

O rito marca o momento em que os alunos recebem a primeira corda ou mudam de nível de graduação. Cada cor representa um nível diferente na modalidade, sendo trocada anualmente à medida em que a pessoa segue com os treinos.

Na unidade, os alunos fizeram roda, dançaram, cantaram, se emocionaram e receberam a primeira corda, que é amarrada nas calças. Familiares e mestres convidados estiveram presentes no evento.

Conforme o professor Ailson Roniely, o contramestre “Camaleão”, cada grupo de capoeira tem a própria quantidade de níveis e tipos de corda para as graduações. No CCJuv, eles usaram como base o regimento do grupo do Centro Cultural Arte Capoeira da Amazônia, que exige um treino de pelo menos 20 anos para se tornar mestre.

Contramestre Camaleão – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR
“Eles passam a ser graduados ou estagiários a partir do recebimento da primeira corda. É preciso se desenvolver nos treinos, aquecimentos, movimentos e golpes para evoluir na capoeira, ano após ano”, explicou.

Kaory Nascimento, de 13 anos, foi uma das alunas que recebeu a primeira graduação. Ela iniciou a luta no início de 2024 por incentivo do pai, que era capoeirista e tinha o sonho de ver a filha seguir seus passos.

Com o falecimento do pai, a menina resolveu honrar a memória dele e se matriculou no CCJuv. Hoje, ela não imagina mais a vida sem o esporte e disse ter sido a melhor coisa que aconteceu.

Kaory Nascimento é aluna de capoeira do CCJuv – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR
“Para mim, não tem nada melhor que a capoeira, me sinto feliz até demais praticando essa luta, além de estar realizando o sonho do meu pai. É algo que eu quero levar para a minha vida toda”, disse.

O coordenador do Polo Pedra Pintada, Anderson Felipe, destacou que a oferta da capoeira na unidade é importante para fomentar a cultura do Brasil entre este público, além de promover a cidadania para as crianças e adolescentes assistidos pelo local.

Anderson Felipe, coordenador do Polo Pedra Pintada – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR
“Nosso papel é mostrar a importância da capoeira que é uma luta, uma dança e, também, um esporte, e sabemos que a prática dessas atividades faz bem para o bem-estar pessoal e social”, enfatizou.

Pedra Pintada

O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) do bairro Pedra Pintada está localizado na Avenida Diamante, nº 1221. A unidade oferta futebol, balé, caratê, capoeira, jiu-jitsu e zumba, para pessoas a partir de cinco anos de idade.

Assim como nos demais polos, para se matricular é necessário ir até o local e apresentar os seguintes documentos: foto 3×4; cópia do RG ou Certidão de Nascimento; cópia do CPF; cópia do comprovante de residência; declaração escolar; e cópia do RG e CPF do responsável.

Mais informações estão disponíveis no link https://al.rr.leg.br/centro-de-convivencia-da-juventude/ ou pelo número (95) 99112-4247.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.