A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Secretaria Especial da Mulher (SEM), iniciou na noite desta quinta-feira (26), uma nova turma de defesa pessoal voltada ao público feminino, com objetivo de empoderar e capacitar mulheres em técnicas de proteção e autodefesa. As aulas ocorrem na sede da SEM e simulam diversas situações de perigo.
Essa é a quarta edição do projeto, que desta vez tem como foco o treinamento para enfrentar circunstâncias de risco nas ruas, como assaltos. Além do treinamento físico, as aulas também visam fortalecer o lado psicológico das participantes, promovendo maior tranquilidade e confiança.
A pedagoga Anny Souza, que já participou de turmas anteriores, destacou o impacto positivo das aulas em sua vida profissional.
A pedagoga Anny Souza gostou tanto de aprender defesa pessoal que se tornou veterana nas aulas. – Jader Souza/SupCom-ALE-RR
“Por causa desse curso, sinto que estou mais tranquila, mais calma, até mesmo na sala de aula com as crianças. Eles perceberam que estou mais serena. As aulas de defesa pessoal não são apenas sobre autodefesa, mas também sobre controle mental e físico, o que me ajuda a lidar com situações difíceis”, comentou Anny.
A diarista Eriedma Soares acredita que ganhará mais confiança com o aprendizado. – Jader Souza/SupCom-ALE-RR
Para a diarista Eriedma Soares, estreante nas aulas de autodefesa, o projeto é uma fonte de autoestima e segurança. “Sinto que, se tivesse aprendido antes, já estaria mais preparada para me defender. Entretanto, tenho certeza de que vou ganhar mais confiança e estarei pronta para me proteger”, afirmou Eriedma.
O professor das aulas é William Cati, faixa preta em jiu-jitsu e credenciado pela Polícia Federal como instrutor de defesa pessoal. Ele ressalta a importância de diferenciar defesa pessoal e luta.
O professor William Cati é instrutor de defesa pessoal credenciado pela Polícia Federal. – Jader Souza/SupCom-ALE-RR
“Na defesa pessoal, o objetivo não é enfrentar o agressor, mas sim sair da situação de perigo. É gratificante ver como muitas participantes conseguem aplicar as técnicas em situações reais”, destacou Cati.
As aulas, que são gratuitas, acontecem todas as quintas-feiras, com duas turmas: uma às 16h e às 19h, cada uma com duração de uma hora. O ciclo de aulas se encerra após quatro encontros.
Diante do sucesso do projeto, Hannah Monteiro, diretora do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), setor vinculado à SEM/ALE-RR, relatou que a meta é expandir o curso para alcançar um número ainda maior de mulheres.
A diretora do Chame, Hannah Monteiro, informou que o projeto será permanente. – Jader Souza/SupCom-ALE-RR
“Percebemos o grande interesse das mulheres em participar, e muitas trazem amigas para as aulas. O grupo continua crescendo, por isso queremos tornar esse projeto permanente na Secretaria Especial da Mulher”, ressaltou Hannah.
Os registros fotográficos da atual turma podem ser acessados no Flickr da ALE-RR, no link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.
Vagas
Ficou interessada? Basta solicitar a inscrição no projeto por meio do ZapChame ([95] 98402-0502) ou presencialmente na sede da Secretaria Especial da Mulher da Casa Legislativa, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida. O horário de atendimento é das 08h às 18h.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Jader Souza
SupCom ALE-RR