Turma lotada e olhos atentos na noite desta segunda-feira (16), para o início das aulas do curso preparatório para o concurso público do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), ofertado gratuitamente pela Escola do Legislativo (Escolegis). Quase 200 estudantes realizaram a inscrição para a concorrida capacitação, em busca da realização do sonho de um cargo público efetivo.
É o caso da Julia Basilio, de 17 anos, que apesar de ainda estar cursando o terceiro ano do ensino médio, percebeu no curso da Escolegis a oportunidade de ingressar no serviço público mais cedo.
“Minha mãe, que já é concursada, sempre me incentivou a seguir esse caminho. Daí, vi a divulgação do curso preparatório para o concurso do TJ no Instagram da Assembleia Legislativa e percebi uma oportunidade incrível de iniciar minha carreira profissional. Sempre tive interesse na área jurídica e, por isso, pretendo cursar Direito na faculdade”, disse a estudante.
A professora Gislayne de Deus leciona a disciplina de Noções de Legislação, conteúdo que vai ser cobrado para todos os cargos ofertados no concurso do TJRR. Ela destacou que o preparatório é uma grande chance de impulsionar os estudos dos concurseiros roraimenses.
“O concurso do TJ é muito importante para o nosso Estado e é oportunidade ímpar para os moradores de Roraima. Com esse curso, a Escolegis está oferecendo aulas direcionadas, focadas em exercícios práticos para melhor fixação do conteúdo. E o melhor: tudo de forma gratuita, ampliando o acesso a essa preparação”, ressaltou Gislaine.
Para o motorista Carlos Carvajal, o curso gratuito da Escolegis é também uma forma de iniciar os estudos, que irão auxiliar para os próximos concursos públicos do Estado.
“A expectativa para as aulas é alta, especialmente para mim, que sou estrangeiro. Vejo essa oportunidade como uma porta aberta para todos que desejam participar. Sabemos que o concurso é difícil, com candidatos se preparando há anos, mas é importante aproveitar cada chance que surge”, declarou Carvajal.
O preparatório para o concurso do TJRR teve alta procura da população, fato que fez a assistente administrativo Karol Santos ficar ligada nas redes sociais do Legislativo e garantir uma vaga. Ela afirmou o que busca com a capacitação da Escolegis.
“Estabilidade é, sem dúvida, uma das principais razões pelas quais as pessoas buscam um concurso público. No final, é isso que um cargo público oferece. Todo o esforço de estudar, o cansaço e a dedicação vão valer a pena quando eu conquistar a minha vaga”, enfatizou.
Com aulas focadas em conhecimentos básicos e específicos, o preparatório da Escolegis vai trazer conteúdos na área jurídica e língua portuguesa. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h.
Sobre o Certame
O concurso público do TJRR registrou 21.288 inscritos, que disputarão uma das 60 vagas imediatas para os cargos de Técnico (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior). As provas do certame ocorrem no dia 17 de novembro.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Marley Lima