Alunos concluem curso de pintura em tecido na Escolegis do bairro Santa Luzia

Você está visualizando atualmente Alunos concluem curso de pintura em tecido na Escolegis do bairro Santa Luzia

Nesta sexta-feira (14), 17 alunos concluíram com sucesso o curso de pintura em tecido, oferecido pela Escolegis (Escola do Legislativo) do bairro Santa Luzia, em Boa Vista. Foram 20 horas de aula com direito a certificado para um grupo misto de participantes, composto desde iniciantes na técnica até aqueles que já buscavam aprimorar seus conhecimentos.

Os motivos que levaram os alunos a buscar o curso foram os mais variados. De acordo com o estudante de Artes Visuais da UFRR (Universidade Federal de Roraima) Sandro Zestty, de 26 anos, que trabalha como ilustrador digital, trata-se de uma oportunidade para expandir os horizontes profissionais.

“Decidi ampliar meus conhecimentos como artista, já que faço ilustração digital e a pintura é algo que não domino muito. Então, quando vi o curso, resolvi fazê-lo novamente. A dinâmica da professora é muito boa, e é muito gratificante estar aqui. É legal ver que a Escolegis está trazendo cursos mais voltados para a comunidade, além daqueles tradicionais de administração”, afirmou o ilustrador.

Segundo a professora Nivanete Rodrigues, responsável por ministrar as aulas, a metodologia utilizada facilita o aprendizado, mesmo para aqueles sem experiência.

“Este é um curso básico, então procuro aplicar o desenho fácil para que todos tenham um bom entendimento e possam interagir entre si. Todos aprendem a mesma coisa: o que é chão, cada cor, o material aplicado”, esclareceu.

Além de desenvolver novas habilidades manuais e artísticas, as lições proporcionam benefícios terapêuticos, que auxiliam no combate ao estresse e à ansiedade, tão comuns nos dias de hoje.

“A cada pincelada, tem que ter calma, saber o que está fazendo, por que eu quero pintar, pois a mente vai ‘viajando’ e esquecendo os problemas. É recompensador colaborar com as pessoas que estão num determinado nível de ansiedade e depressão”, disse Rodrigues.

E as vantagens não param por aí! O aprendizado pode abrir portas para quem busca renda extra. A instrutora ensina técnicas como “natureza morta”, em que os alunos aprendem a pintar frutas em panos de prato e outros objetos, transformando-os em peças vendáveis.

“Incentivo e mostro como alcançar seus objetivos. Não se trata apenas de pegar um pano de prato e pintar. O aluno aprende a pintar uma fruta no pano de prato, pensando em como precificá-la para venda. A melhor forma de aumentar o valor do seu trabalho é aprimorar a técnica. Quanto mais você se dedica, maior será o valor que poderá cobrar”, ressaltou a professora.

Para a venezuelana Crismary Gonzalez, de 16 anos, que se mudou para Roraima há 5 anos, as aulas a ajudaram a lidar com a ansiedade e melhorar a sociabilidade.

“Esta é uma oportunidade muito legal, com muitas pessoas adolescentes e adultas que podem fazer este curso, pois ele nos ajuda em muitos aspectos. Eu, por exemplo, faço devido à minha ansiedade, para fazer novas amizades e ter novas experiências”, compartilha a jovem.

Programa de junho

Apenas os cursos de Pintura em Tecido (unidade Santa Luzia), Decoração de Bolo de Festa (intermediário) e Designer de Sobrancelhas (unidade Liberdade) se encerraram nesta sexta-feira.

A programação da Escolegis para junho continua com outras 16 modalidades presenciais com diferentes datas de término, a depender da carga horária.

Texto: Suellen Gurgel
Foto: Alfredo Maia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.